Ações de Extensão

por Portal IP
Publicado: 08/08/2022 - 10:22
Última modificação: 11/11/2025 - 10:53

 

Registro no SIEX: 30668

TítuloProjeto Rede: tecendo reflexões e ações junto aos profissionais da Psicologia e do Serviço Social de escolas públicas

Coordenadora: Profa. Dra. Carmen Lúcia Reis

Email:carmenreis@ufu.br +55 34 3225-8521 R:8521

Área Temática Principal: Educação

Modalidade: Projeto

 

Resumo:

 

O presente projeto tem como objetivo possibilitar e fomentar a reflexão e a construção de ações críticas em Psicologia Escolar e Educacional (PEE), na interface com o Serviço Social, junto aos profissionais atuantes nas instituições da rede pública de educação de Uberlândia-Minas Gerais. Está vinculado ao Programa INTEGRARE: tecendo ações e estudos atuais em Psicologia Escolar e Educacional – IPUFU (Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia), cujo intuito é integrar ações de ensino, pesquisa e extensão em PEE. O projeto contará com a participação de 5 docentes e 2 discentes do IPUFU, e profissionais da Psicologia e do Serviço Social que vêm atuando em escolas municipais. O período de realização será de 01/02/2024 a 31/01/2026, perfazendo uma carga horária total de 648 horas, no qual as seguintes ações serão desenvolvidas: reuniões entre docentes e discentes do projeto; rodas de conversa com profissionais da Psicologia e Serviço Social da rede municipal de educação; reuniões com a coordenadora responsável pela equipe de profissionais da Psicologia e Serviço Social; reuniões com docente(s) do Serviço Social da UFU; e rodas de conversa com docentes e/ou pesquisadores de outras Universidades brasileiras. Acredita-se que este projeto possui relevância acadêmica e social, pois contribuirá com o processo de formação de profissionais da Psicologia e do Serviço Social da rede pública de educação e de estudantes de graduação em Psicologia, bem como para o estreitamento das relações entre Universidade e sociedade.

 

Palavras-Chave Psicologia Escolar e Educacional ; Formação e atuação profissional ; Instituições escolares

Período de Realização- Início 01/02/2024 Término 31/01/2026

Carga Horária Total: 648 horas

 

 

 

 

Registro no SIEX: 30752

TítuloINTEGRARE: tecendo ações e estudos atuais em Psicologia Escolar e Educacional

Coordenadora: Profa. Dra. Cirlei Evangelista Silva

Email:cirleievangelista@ufu.br +55 34 3225-8505 R:8505

Área Temática Principal: Educação

Modalidade: Programa

 

Resumo:

 

Esta é uma proposta de continuidade na realização do Programa INTEGRARE, que teve seu início em agosto/2020 e está vinculado ao Núcleo de Psicologia Escolar e Educacional (NPEE), do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. Este tem como objetivo integrar ações de ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo a construção coletiva de conhecimentos e práticas pelos docentes e discentes do NPEE-UFU, relacionados à Psicologia Escolar e Educacional (PEE). Atualmente, diante das mudanças histórico-sociais que a escola enfrenta, é necessário que voltemos nosso olhar para o contexto que nos é dado enfrentar, o que exige um diálogo ainda maior com outras áreas do conhecimento, com diversos profissionais e com a nossa comunidade. Neste sentido, estão previstas as seguintes ações: Reuniões para Estudo e Discussão; Rodas de Conversa; Parceria com escolas; Participação em palestras e eventos; Projeto de Pesquisa Coletivo; e Elaboração de textos sobre a temática. A proposta será desenvolvida tendo como público estudantes de Psicologia UFU e demais instituições, profissionais da educação (gestores, professores, educadores), familiares e responsáveis; futuros profissionais da educação; e profissionais de Psicologia. Os estudantes de Psicologia participantes poderão, através de estudos e práticas, refletir sobre as possibilidades de atuação do psicólogo escolar e educacional em diferentes contextos e cenários educacionais contemporâneos. O Programa será coordenado e realizado por 5 docentes do NPEE-UFU e por profissionais convidados, no período de 02/02/2024 a 31/01/2026, perfazendo carga horária total de 332 horas.

 

Palavras-Chave Psicologia Escolar e Educacional ; Atuação e Intervenção ; Desenvolvimento e Aprendizagem

Período de Realização- Início 02/02/2024 Término 31/01/2026

Carga Horária Total: 332 horas

 

 

 

 

 

 

 

Registro no SIEX: 32910

Título: Literatura e Arpilleras no combate à violência contra as mulheres

Coordenadora: Profa. Dra. Silvia Maria Cintra da Silva

Email:silvia@ufu.br +55 34 3225-8505 R:8505

Área Temática Principal: Direitos Humanos e Justiça

Modalidade: Projeto

 

Resumo:

 

Dados de violência contra as mulheres em nosso país são alarmantes. Enfrentar essa violência exige uma série de medidas educativas, sociais, econômicas, dentre as quais destacamos a promoção da igualdade de gênero, econômica e social. Considerando o papel da Universidade de “agente de transformação social e formação humanística” (Resolução CONSUN, n.2, 2021, art. 7, IX) buscaremos através deste projeto atingir os objetivos propostos pela Política Institucional de Valorização e Proteção das Mulheres da UFU, especialmente o de "proporcionar espaços de diálogo e reflexão a respeito da desigualdade entre os gêneros e da violência contra a mulher” (art. 7, VI). Por meio da interação dialógica entre estudantes, servidores técnicos, docentes e comunidade externa, o objetivo do projeto é possibilitar o diálogo e a troca de saberes a respeito da violência contra as mulheres, tendo em vista a mudança cultural e o enfrentamento da violência contra a mulher, assim como a valorização e a defesa desta. Serão realizados encontros quinzenais, com leitura e discussão de textos literários sobre autonomia e protagonismo das mulheres, igualdade e equidade entre gêneros etc. e, em seguida, promovido um espaço de produção de Arpilleras que sintetizem afetos e pensamentos, angústias e reflexões, visando o enfrentamento e a superação da violência contra a mulher. Carga horária total da ação: 180 horas; coordenação: Profa. Silvia Maria Cintra da Silva e Profa. Denise Combinato - IPUFU. Como resultado, espera-se o engajamento de estudantes, servidores técnicos, docentes e comunidade na produção de Arpilleras que denunciem a violência contra a mulher e, ao mesmo tempo, promovam narrativas de igualdade, justiça e dignidade às mulheres.

 

 

Palavras-Chave mulheres ; arte ; Psicologia

Período de Realização- Início 10/02/2025Término 05/12/2025

Carga Horária Total: 180 horas

 

 

 

 

Registro no SIEX: 33155

Título: A clinica psicanalítica no campo da saúde: banco de leite humano

Coordenadora: Profa. Dra. Juçara Clemens

Email:jclemens@ufu.br +55 34 3225-8020 R:8020

Área Temática Principal: Saúde

Modalidade: Projeto

 

Resumo:

 

Os benefícios da amamentação não estão restritos aos aspectos nutricionais, já que também favorece a formação o vínculo entre as pessoas cuidadoras e o bebê. Esta é uma ação de extensão consolidada que ocorre desde 2019, tendo como proponentes uma docente do Instituto de Psicologia da UFU e uma técnica do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). O projeto será realizado de 03/02/2025 a 19/12/2025, com uma carga horário total de 538 hs. As(os) extensionistas desse projeto oferecerão acolhimento psicológico às pessoas que buscam algum dos serviços oferecidos pelo BLH. Esse acolhimento se dá através de uma escuta sensível aos aspectos inconscientes, bem como, quando se fizer necessário, informações sobre aspectos psicológicos da relação pais-bebê. As atividades das(os) extensionistas também está composta por: a) leituras de textos teóricos indicados; b) discussão em grupo das ideias principais de cada texto; c) discussão semanal em grupo dos acolhimentos realizados; d) encontro mensal com coordenadora do BLH; e) relato narrativo de cada acolhimento; f) elaboração de materiais para apresentação em eventos científicos sobre a experiência extensionista; g) um relatório final de suas atividades. O público alvo da ação são as pessoas que buscam alguns dos serviços oferecidos pelo BLH do HC-UFU. Este projeto possibilita aos discentes relacionarem os aspectos teóricos aprendidos em diferentes disciplinas do curso de graduação, bem como, através da dialogicidade de cada acolhimento, conhecer como cada mulher e homem e/ou familiar/acompanhante vivencia seus processos com a amamentação, parentalidade e os cuidados iniciais com o bebê.

 

Palavras-Chave Acolhimento psicológico; Amamentação; Psicanálise

Período de Realização- Início 03/02/2025Término 19/12/2025

Carga Horária Total: 538 horas

 

 

 

 

Registro no SIEX: 33159

Título: A clinica psicanalítica no campo da saúde: ambulatório do freio lingual

Coordenadora: Profa. Dra. Juçara Clemens

Email:jclemens@ufu.br +55 34 3225-8020 R:8020

Área Temática Principal: Saúde

Modalidade: Projeto

 

Resumo:

 

As características e funcionalidades da língua de um bebê estão relacionados a alguns desfechos na sua alimentação, ou seja, na amamentação. A anquiloglossia - assim chamada a característica congênita que interfere nos movimentos e funcionalidades da língua do bebê – necessita de uma avaliação de um(a) odontólogo(a). A informação do procedimento é recebida de diferentes modos pelas pessoas que cuidam do bebê e/ou criança. O projeto será realizado de 03/03/2025 a 19/12/2025, com uma carga horário total de 400 hs. As(os) extensionistas desse projeto oferecerão acolhimento psicológico às pessoas que buscam os serviços oferecidos pelo Ambulatório do Freio Lingual, do Hospital Odontológico da UFU, através de uma escuta sensível não apenas ao que é dito, mas também dos aspectos inconscientes. As atividades das(os) extensionistas também está composta por: a) leituras e discussão de textos teóricos indicados; b) discussão semanal, em grupo, dos acolhimentos psicológicos realizados; c) discussão semanal com a equipe multiprofissional dos casos atendidos; d) relato narrativo de cada acolhimento; e) elaboração de materiais para apresentação em eventos científicos; f) um relatório final de atividades. O público-alvo da ação são as pessoas que buscam os serviços oferecidos pelo ambulatório. Este projeto possibilita aos discentes relacionarem os aspectos teóricos aprendidos em diferentes disciplinas da graduação, bem como, através da dialogicidade de cada acolhimento, conhecer como cada pessoa vivencia seus processos com a amamentação, parentalidade, os cuidados iniciais com o bebê e os processos maturacionais de bebês e crianças

 

Palavras-Chave Acolhimento psicológico ; Psicanálise ; Amamentação

Período de Realização- Início 03/03/2025Término 09/12/2025

Carga Horária Total: 400 horas

 

 

 

Registro no SIEX: 33532

Título: Idosos institucionalizados e a arte de cuidar

Coordenadora: Profa. Dra. Denise Stefanoni Combinato

Email:denise.combinato@ufu.br +55 34 3225-8020 R:8020

Área Temática Principal: Saúde

 

Modalidade: Projeto

 

Resumo:

 

O envelhecimento depende da estrutura social, dos determinantes e condicionantes de saúde, sendo uma experiência heterogênea. No caso de idosos institucionalizados, identifica-se, no geral, ausência de vínculo familiares; baixo nível instrucional; presença de doença crônicas; autonomia e independência comprometidas. O objetivo deste projeto é promover um espaço de diálogo, interação e realização de atividades artísticas entre idosos institucionalizados e estudantes universitários do curso de Psicologia, tendo em vista o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo dessas pessoas como, por exemplo, o desenvolvimento da memória, da linguagem e da socialização. Serão realizadas visitas semanais de duas horas a uma ILPI do município de Uberlândia/MG, no período de fevereiro a dezembro/25, totalizando 36 semanas. As visitas serão divididas em duas etapas: inicialmente, os/as estudantes extensionistas promoverão atividades grupais. Em seguida, cada estudante fará a escuta individual. Serão realizadas supervisões quinzenais de duas horas para planejamento e avaliação das atividades. No total, serão 180 horas de atividades. A partir dos fundamentos teórico-metodológicos da Psicologia histórico-cultural e da interação dialógica da comunidade acadêmica com as pessoas idosas institucionalizadas, espera-se promover o encontro entre estudantes universitários e pessoas idosas, tendo em vista a transformação dos sujeitos no que se refere ao desenvolvimento afetivo, cognitivo e social, além da formação cidadã e profissional dos estudantes e da articulação entre ensino-pesquisa-extensão.

 

 

Palavras-Chave pessoa idosa ; cuidado ; psicologia histórico-cultural

Período de Realização- Início 10/02/2025Término 15/12/2025

Carga Horária Total: 180 horas

 

 

 

 

 

Registro no SIEX: 34180

Título: Divulgação Científica: Vamos falar de Psicologia Científica?

Coordenador: Prof. Dr. Leonardo Gomes Bernardino

Email:lgbernardino@ufu.br +55 34 3225-8505 R:8505

Área Temática Principal: Comunicação

Modalidade: Projeto

 

Resumo:

 

O conhecimento científico tem impactos legais, sociais e éticos, portanto, é fundamental que todos tenham acesso ao conhecimento básico de questões inerentemente complexas. Uma das características fundamentais do método científico é a capacidade de questionar sistematicamente e avaliar a informação com base em evidências bem sustentadas. Neste contexto, a divulgação científica configura-se como tarefa imprescindível por parte da comunidade acadêmica e claramente tem vocação extensionista. Assim, o presente projeto, em sua terceira temporada, tem por objetivo realizar divulgação científica de estudos da ciência psicológica, por meio de 8 episódios gravados no formato de podcast, que serão divulgados por meio de redes sociais. Para cada episódio, será produzido um texto e material gráfico sobre o assunto. O projeto será coordenado por um docente do Instituto de Psicologia (IPUFU) e contará com uma equipe executora de 31 pessoas, sendo realizado entre os meses de maio de 2025 a dezembro de 2025 (32 semanas), com uma carga horária semanal de 4 horas, totalizando 128 horas. Espera-se que o conteúdo produzido alcance pessoas fora da comunidade universitária com interesse em Psicologia, e também que a página web e as redes sociais se configurem como um espaço de troca de informações (por exemplo, resposta às questões, sugestões de temas para episódios) entre a equipe e a comunidade externa. Ao final do projeto, espera-se que os discentes envolvidos desenvolvam a capacidade de adequar a linguagem e o conteúdo ao meio utilizado (áudio e/ou texto) e à plataforma digital de divulgação, e também aprendam sobre a criação, a condução e a avaliação de um projeto de divulgação científica.

 

 

Palavras-Chave Divulgação Científica ; Psicologia Baseada em Evidências ; Psicologia Experimental

Período de Realização- Início 05/05/2025 - Término 19/12/2025

Carga Horária Total: 128 horas

 

 

 

 

Registro no SIEX: 33783

Título: Brincar é coisa séria

Coordenadora: Psicóloga Ma. Katherine Pohl

Email:katherine.pohl@ufu.br +55 34 3225-8503 R:8503

Área Temática Principal: Saúde

Modalidade: Projeto

 

Resumo:

 

O projeto tem como objetivo: 1) dar continuidade ao atendimento psicoterapêutico de crianças e famílias atendidas no CENPS, dado o interesse expresso pelas famílias de continuar sendo atendidas pelos alunos extensionistas; 2) estender o cuidado a essas famílias e a população em geral proporcionando um espaço de brincadeiras livres entre pais e filhos e entre famílias mediadas pelos extensionistas. No contato com pais e crianças na clínica com a infância, nota-se uma escassez, cada vez maior, de espaços compartilhados entre famílias para conversar, trocar experiências e brincar com seus filhos. O projeto intenta, assim, proporcionar encontros grupais de brincadeiras livres entre responsáveis e crianças, nos quais seja possível o fortalecimento de laços intra e interfamiliares, ampliação do repertório lúdico das famílias e a construção de formas lúdicas, criativas e construtivas de se estar junto. O projeto contará com a participação de famílias que são atendidas no CENPS e estenderá o convite para famílias da população de Uberlândia com crianças até 12 anos. O projeto será desenvolvido semanalmente, com 2 turnos de 4 horas na Brinquedoteca abertos para que as famílias venham brincar, 2 horas de orientação e supervisão, 1 hora para leitura de textos, 2 horas para atendimentos a casos e 1 hora de preparação de material e registro em prontuário (dos casos em atendimento), totalizando 14 horas semanais e 350 horas no ano (contando período de férias acadêmicas em que não haverão atividades). Os encontros grupais ocorrerão na Brinquedoteca, com horário semanal previamente agendado, com encontros com duração de um período (uma manhã e uma tarde na semana) e abertos a população de Uberlândia. Os atendimentos psicológicos ocorrerão no CENPS.

 

Palavras-Chave brincar ; relação pais e filhos ; relação interfamiliar

Período de Realização- Início 12/05/2025 - Término 22/12/2025

Carga Horária Total: 350 horas

 

 

 

 

 

Registro no SIEX: 34319

Título: OCA – Olhagens sobre Crianças e Adolescentes

Coordenadora: Profa. Dra. Paula Cristina Medeiros Rezende

Email:pcmrezende@ufu.br +55 34 3225-8505 R:8505

Área Temática Principal: Direitos Humanos e Justiça

Modalidade: Projeto

 

Resumo:

 

Este projeto, vinculado ao programa "Articulações da Rede de Atenção e Proteção da infância e adolescência: diálogos intersetoriais e interdisciplinares" tem como objetivo integrar, articular e fortalecer redes e serviços já existentes na cidade de Uberlândia-MG, bem como garantir qualidade e eficiência no atendimento integral da criança e do adolescente assegurados pelo ECA. Serão realizadas rodas de conversas entre docentes, técnicos, discentes, gestores, profissionais, agentes comunitários e comunidade interessada na troca de experiências e saberes relativos à infância e adolescência, considerando a dialogicidade; a articulação entre ensino-pesquisa-extensão; a colaboração para a formação discente e atualização docente, e a contribuição para a transformação social. As rodas ocorrerão mensalmente; com duração de 3 horas cada, para a interlocução das práticas, desafios e avanços. Estão programadas 4 visitas em instituições infantis (a serem negociadas com o coletivo). Além das rodas e visitas ocorrerão reuniões quinzenais com a equipe de execução (coordenadoras e extensionistas da graduação e da pós-graduação do curso de Psicologia). O público-alvo será convidado por meio de convites formais, (a partir do levantamento de instituições que trabalham com a infância e adolescência na cidade de Uberlândia); além de divulgação em redes sociais. Será construído um site com informações gerais do projeto, textos/filmes/curtas referentes à temática, além de trocas interativas com público em geral. Por meio do site faremos as inscrições com aproximadamente 50 vagas. O referencial teórico utilizado será a Psicanálise em interlocução com a Educação. O projeto terá a duração de um ano, iniciando em maio/25 até maio/26; totalizando 124 horas.

 

Palavras-Chave REDE ; INFÂNCIA ; ADOLESCENCIA

Período de Realização- Início 07/05/2025 - Término 07/05/2026

Carga Horária Total: 124 horas

 

 

 

 

Registro no SIEX: 34352

Título: Escuta e cuidado em situações críticas: formação, clínica e cultura

Coordenadora: Psicóloga Dra. Layla Raquel Silva Gomes

Email:layla.gomes@ufu.br +55 34 3225-8503 R:8503

Área Temática Principal: Saúde

Modalidade: Projeto

 

Resumo:

 

Este projeto de extensão visa organizar ações de discussão e aprimoramento dos dispositivos de cuidado em situações críticas, envolvendo a comunidade interna e externa à Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As atividades serão desenvolvidas no Centro de Psicologia (CENPS/UFU) por um grupo composto por técnicos, extensionistas discentes, egressos da UFU e outros parceiros, estruturadas em três eixos principais: formação, clínico e cultural. O eixo de formação promoverá encontros abertos à comunidade, profissionais da saúde e segurança pública e discentes, focados na troca de experiências e construção de saberes sobre a abordagem ao sofrimento em urgências. Serão utilizados grupos de estudo e supervisão para os participantes do projeto, articulando ensino-pesquisa-extensão para a formação discente e atualização profissional. No eixo clínico, o projeto aplicará conhecimentos sobre a urgência subjetiva através da oferta de dispositivos de acolhimento diversificados: plantão psicológico, grupos de acolhimento, acolhimento individual e discussão interinstitucional. Objetiva-se através desses dispositivos clínicos acolher as urgências subjetivas, aprimorando a estratificação de risco e realizar intervenções pontuais e encaminhamentos adequados à rede de cuidados em saúde mental de Uberlândia quando necessário. O eixo cultural complementará as ações do projeto através da realização de atividades artísticas e lúdicas, utilizando recursos como literatura, cinema, fotografia e outras mídias audiovisuais. O objetivo principal é promover a sensibilização e a reflexão sobre temas relacionados ao sofrimento psíquico, à urgência subjetiva e às diferentes formas de cuidado, alcançando um público mais amplo e estimulando novas perspectivas de cuidado.

 

 

Palavras-Chave urgências ; cuidado ; escuta

Período de Realização- Início12/05/2025 - Término 12/12/2025

Carga Horária Total: 160 horas

 

 

 

 

Registro no SIEX: 33690

Título: Articulações da Rede de Atenção e Proteção da infância e adolescência: diálogos intersetoriais e interdisciplinares

Coordenadora: Profa. Dra. Anamaria Silva Neves

Email:anamaria.neves@ufu.br +55 34 3225-8509 R:8509

Área Temática Principal: Direitos Humanos e Justiça

Modalidade: Programa

 

Resumo:

 

Este programa tem como objetivo organizar ações de um grupo de pessoas da comunidade interna e externa à Universidade Federal de Uberlândia, comprometidas com a proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. As ações serão desenvolvidas por um coletivo já existente de trabalhadores e gestores da rede de proteção da criança e do adolescente, da cidade de Uberlândia-MG, objetivando ampliar discussões sobre infância e adolescência; elaborar, conjuntamente, ações e estratégias que defendam os direitos desse público; integrar, articular e fortalecer redes e serviços já existentes, de modo a garantir qualidade e eficiência no atendimento integral da criança e do adolescente assegurados pelo ECA. Por meio de rodas de conversas, visitas presenciais nos serviços, oficinas de formação, grupos de estudos e eventos pretendemos promover a interlocução entre docentes, técnicos, discentes, gestores, profissionais, agentes comunitários e comunidade interessada na troca de experiências e saberes relativos à infância e adolescência, considerando a dialogicidade; a articulação entre ensino-pesquisa-extensão; a colaboração para a formação discente e atualização docente, e a contribuição para a transformação social. O referencial teórico utilizado será a Psicanálise em interlocução com a Educação. O programa terá duração de dois anos a partir de abril de 2025, totalizando 500 horas.

 

Palavras-Chave Rede ; Infância ; Adolescência

Período de Realização- Início 01/04/2025 - Término 31/03/2027

Carga Horária Total: 500 horas

 

 

 

 

Registro no SIEX: 33447 

Título: (Des)Medicaliza

Coordenador: Profa. Dra. Carmen Lúcia Reis

Email:carmenreis@ufu.br +55 34 3225-8521 R:8521

Área Temática Principal: Educação

Modalidade: Projeto

 

Resumo:

 

O projeto “Medicalização da Educação da Vida: saberes e fazeres” foi renomeado como (Des)Medicaliza. Trata-se de proposta que visa criar espaços de discussão, (in)formação e estudo sobre saberes e fazeres relacionados à luta contra o processo de medicalização crescente na vida e na Educação. A medicalização das questões escolares tem marcado a trajetória de muitos estudantes de diferentes idades e níveis de ensino. Ao patologizar manifestações da infância e da adolescência, dificuldades no processo de escolarização e conflitos que ocorrem no contexto educacional, faz- se recair sobre os corpos dos estudantes justificativas que encobrem uma série de problemas de ordem educacional, social e política. Assim, temos vivenciado uma crescente biologização de questões sociais. Serão realizados encontros presenciais para discussão de temáticas vinculadas ao projeto, oficinas com recursos expressivos com grupos de estudantes da educação básica, organização de eventos, planejamento e elaboração de material para divulgação por meio de redes sociais que ampliem discussões direcionadas a profissionais das diversas áreas de conhecimento e à comunidade civil. Ações, com carga horária total de 208 horas, que se pautarão na dialogicidade com a comunidade, possibilitando a troca de informações entre a universidade e pessoas que compõem o contexto educacional. Além disso, contarão com participação ativa de estudantes extensionistas, sob orientação das coordenadoras do projeto, no planejamento e execução. Assim, considera-se que as práticas propostas contribuirão para a formação crítica e sensível ao movimento indiscriminado de diagnóstico e medicalização de crianças e adolescentes. Ação será realizada de abril a novembro de 2025.

 

Palavras-Chave  Psicologia Escolar ; Desmedicalização ; Formação em Psicologia

Período de Realização- Início 01/04/2025 - Término 28/11/2025

Carga Horária Total: 208 horas

 

 

 

 

 

Registro no SIEX: 33943

Título: Reconhecimento e uso de Plantas Medicinais e comestíveis

Coordenador: Profa. Dra. Marciana Gonçalves Farinha

Email:marciana@ufu.br +55 34 3225-8534 R:8534

Área Temática Principal: Meio Ambiente

Modalidade: Projeto

 

Resumo:

 

Este projeto de extensão. vinculado ao Programa de Extensão de FitoCerrado: Atividades de integração dos conhecimentos acadêmico, tradicional e popular de plantas medicinais e fitoterapia. A proposta se insere no campo da Psicologia ao considerar os aspectos subjetivos, sociais e comunitários relacionados ao uso e reconhecimento das plantas medicinais e comestíveis. O cuidado com a natureza contribui para o fortalecimento do vínculo das pessoas com o meio ambiente, promovendo o que a Psicologia Ambiental descreve como sentido de pertencimento territorial e identidade ecológica. Este projeto tem como objetivo desenvolver conhecimento sobre as plantas medicinais e alimentícias não convencionais do cerrado, o reconhecimento e uso sustentável dessas plantas, integrando saberes tradicionais e científicos, troca de conhecimentos entre os participantes, refletir sobre a interação homem-planta, a formação cidadã dos estudantes marcada e constituída pela vivência dos seus conhecimentos de modo interprofissional e interdisciplinar, conforme preconizado pelas diretrizes da extensão universitária. A metodologia envolve oficinas, visitas de campo, e estudo, promovendo o diálogo entre a universidade e a sociedade. A justificativa pauta-se na relevância do saber tradicional aliado ao conhecimento acadêmico, em prol da saúde, autonomia e conservação ambiental. Ao final, espera-se ampliar a consciência ecológica e a valorização da biodiversidade. O projeto tem estimativa de 100 horas computadas entre visitas de campo, trilhas ecológicas, oficinas, palestras e estudo. A proposta espera agregar estudantes de graduação, pós-graduação, docentes de diferentes cursos da UFU e comunidade em geral.

 

Palavras-Chave Plantas medicinais ; Educação Ambiental ; Saúde Coletiva

Período de Realização- Início 15/05/2025 - Término 31/03/2026

Carga Horária Total: 100 horas

 

 

 

 

 

Registro no SIEX: 34185

Título: Dias de Glória: vivências interdisciplinares na infância e adolescência.

Coordenador: Prof. Dr. Ricardo Wagner Machado da Silveira

Email:ricardo.silveira@ufu.br +55 34 3225-8630 R:8630

Área Temática Principal: Educação

Modalidade: Projeto

 

Resumo:

 

Entender as comunidades como fontes de aprendizados significativos, considerando suas necessidades e saberes construídos coletivamente, proporcionando oportunidades de uma formação cidadã e cultural para comunidades em vulnerabilidade social através de oficinas de educação e arte que capacitem os extensionistas no desenvolvimento da prática profissional, valorizando as demandas daqueles que precisam ser ouvidos e vistos, e não apenas estudados. Tais ações possibilitam um futuro mais digno e um presente com maior qualidade para crianças e adolescentes, num processo de transformação social para uma grande parcela da população que é socialmente estigmatizada. Assim, a articulação entre pesquisa, extensão e uma OSC de impacto sociocultural pode garantir o acesso a direitos básicos como lazer, cultura, literatura e uma formação crítica e sensível, tanto para os beneficiários do projeto quanto para os extensionistas e profissionais que ali atuam. As oficinas serão realizadas a cada semana, com quatro horas de duração, no período de abril a dezembro de 2025. Participarão das oficinas cerca de 120 crianças e adolescentes. Este projeto objetiva aproximar a comunidade acadêmica da sociedade através da ampliação de oportunidades culturais, artísticas e sociais para crianças e adolescentes, e que as crianças e adolescentes atendidos tenham a oportunidade de sonhar com vidas melhores, além de aplicarem os conhecimentos adquiridos nas oficinas em outros ambientes, garantindo um presente mais significativo e de qualidade. Espera-se, também, a transformação pessoal e profissional dos estudantes envolvidos com vistas a uma formação crítica e cidadã, interprofissional e interdisciplinar através da articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

 

Palavras-Chave Crianças e Adolescentes ; Oficinas ; ABC do Glória

Período de Realização- Início 01/08/2025 - Término 30/06/2026

Carga Horária Total: 160 horas

 

 

 

 

 

Registro no SIEX: 33788

Título: Atividades Curriculares de Extensão I (ACE I): Psicologia e Políticas Públicas em Saúde Mental

Coordenador: Profa. Dra. Renata Fabiana Pegoraro

Email:renata.pegoraro@ufu.br +55 34 3218-2428 R:2428

Área Temática Principal: Saúde

Modalidade: Programa

 

Resumo:

 

Esta proposta está associada ao componente curricular “Atividade Curricularizada de Extensão 1 - ACE 1” do curso de graduação em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. Partindo-se do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, o atual projeto pedagógico do curso de Psicologia da UFU apresenta-se alinhado à curricularização da extensão e, consequentemente, ao compromisso da universidade com a sociedade, na articulação e na troca de saberes acadêmicos e populares. Neste contexto, este Programa prevê a implementação de práticas extensionistas ligadas à promoção de saúde mental na perspectiva da Reforma Sanitária, da Luta Antimanicomial e da Reforma Psiquiátrica Brasileira, sob a responsabilidade de diferentes docentes do IPUFU a partir de projetos a serem vinculados ao Programa, de forma a atender às Resoluções CONSUN, CONSEX e CONGRAD que orientam a inserção de atividades de extensão nos currículos dos cursos de graduação. O programa, voltado para a implementação de ações extensionistas ligadas às Políticas públicas de saúde mental e saúde pública na perspectiva da atenção psicossocial, será desenvolvido a partir de projetos sob responsabilidade de docentes do IPUFU, com carga horária de 60 horas no período de 2025- 2026. Espera-se que o/a estudante, ao ter participado de um projeto extensionista articulado ao tema, seja capaz de refletir criticamente a respeito do papel do psicólogo no Sistema Único de Saúde e na Rede de Atenção Psicossocial, garantindo uma interlocução dialógica e transformadora com a comunidade participante do projeto. Carga horária prevista: 480 horas

 

Palavras-Chave saúde mental ; promoção de saúde ; Reforma Psiquiátrica

Período de Realização- Início 09/06/2025 - Término 08/08/2026

Carga Horária Total: 400 horas

 

 

 

 

 

Registro no SIEX: 33908

Título: Conversando a gente se entende: cuidado na Rede de Atenção Psicossocial e memória sobre a Reforma Psiquiátrica Brasileira

Coordenador: Profa. Dra. Renata Fabiana Pegoraro

Email:renata.pegoraro@ufu.br +55 34 3218-2428 R:2428

Área Temática Principal: Saúde

Modalidade: Projeto

 

Resumo:

 

O projeto está vinculado ao desenvolvimento de Atividade Curricular de Extensão do curso de graduação em Psicologia (ACE1). Trata-se de ações construídas a partir da lógica de cuidado em saúde mental inaugurada com a Lei 10216/2001, que impede novas internações psiquiátricas de longo prazo e propõe que os serviços territoriais (tais como as Unidades Básicas de Saúde/UBS e os Centros de Atenção Psicossociais/CAPS) construam propostas de tratamento singulares, isto é, em diálogo com as necessidades de cada pessoa. O objetivo geral deste projeto consiste em aproximar os alunos da difusão dos preceitos da Reforma Psiquiátrica Brasileira, da luta antimanicomial e da Rede de Atenção Psicossocial. Os objetivos específicos são: 1) Planejar ações extensionistas relacionadas à difusão do conhecimento sobre a Reforma Psiquiátrica, a Luta Antimanicomial e a Rede de Atenção Psicossocial; (2) Implementar ações extensionistas relacionadas à difusão do conhecimento sobre a Reforma Psiquiátrica, a Luta Antimanicomial e a Rede de Atenção Psicossocial; (3) Avaliar ações implementadas a partir da ótica da coordenadora do projeto, dos alunos participantes e comunidade externa envolvida. Será desenvolvido no período referente a 2025/1, 2025/2 e 2026/1 a partir de pesquisa aprofundada sobre a Reforma Psiquiátrica Brasileira e a composição da Rede de Atenção Psicossocial, realização de visitas técnica a serviços de saúde, exibição e debate de vídeo relacionado à Reforma Psiquiátrica, elaboração de cartilha informativa sobre serviços que compõem a Rede de Atenção Psicossocial e planejamento, realiação e divulgação de podcast. A avaliação envolverá a coordenação, os alunos e público externo, sendo realizada de modo qualitativo. Carga horária semestral: 60 hs

 

 

Palavras-Chave Saúde mental ; Reforma Psiquiátrica; Atenção Psicossocial

Período de Realização- Início 09/06/2025 - Término 08/08/2026

Carga Horária Total: 180 horas

 

 

 

 

Registro no SIEX: 34378

Título: Atenção Psicológica: acolhimento para pacientes odontológicos

Coordenador: Profa. Dra. Marciana Gonçalves Farinha

Email:marciana@ufu.br +55 34 3225-8532 R:8532

Área Temática Principal: Saúde

Modalidade: Projeto

 

Resumo:

 

A presente ação extensionista propõe a oferta de acolhimento e escuta fundamentada na perspectiva da Psicologia, a pessoas atendidas no setor de Diagnóstico Estomatológico da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O público-alvo é composto por pessoas em investigação, diagnóstico ou tratamento de câncer bucal e outras lesões orais, frequentemente atravessadas por sofrimento psíquico. A atividade visa promover cuidado integral, considerando a articulação entre saúde bucal e saúde mental. Com carga horária total de 68 horas, o projeto contempla quatro metas centrais: (1) oferecer escuta e acolhimento psicológico aos usuários da clínica estomatológica; (2) orientar a comunidade externa sobre práticas de cuidado em saúde bucal e saúde mental e (3) realizar atendimentos regulares e sistematizar protocolos clínico-terapêuticos a partir de evidências e estudos de caso. A proposta estabelece um espaço de formação prática e crítica para discentes de Psicologia e Odontologia, fomentando o diálogo entre saberes e o compromisso ético-social da universidade. Por meio da escuta sensível, da construção compartilhada de conhecimento e da presença ativa nos territórios de cuidado, configura-se uma interação dialógica com a comunidade, baseada na troca horizontal de saberes e no enfrentamento de demandas complexas em saúde pública. O projeto está vinculado à Atividade Curricular de Extensão (ACE) do curso de Psicologia, fortalecendo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

 

Palavras-Chave Acolhimento; Escuta ; Saúde

Período de Realização- Início 09/06/2025 - Término 23/06/2026

Carga Horária Total: 68 horas

 

 

 

Registro no SIEX: 34885

Título: Psicopapos

Coordenador: Profa. Dra. Maristela de Souza Pereira

Email:maristela.pereira@ufu.br +55 34 3225-8505 R:8505

Área Temática Principal: Saúde

Modalidade: Projeto

 

Resumo:

 

O Psicopapos, evento totalmente organizado pelos discentes de Psicologia da UFU através do Diretório Acadêmico de Psicologia (DAPSI), surgiu com o propósito de trazer maior foco para discussões e temáticas que geralmente não são aprofundadas no curso de graduação. Objetiva a realização de mesas redondas que possam oferecer um espaço para debate de temáticas de relevância para a formação discente e para a sociedade em geral. Espera-se que a interação entre as/os convidadas/os, mediadoras/es, membros do DAPSI, comunidade acadêmica e comunidade em geral possa levantar questões pertinentes sobre tais temáticas, as quais repercutam na produção de olhares mais críticos sobre os fenômenos sociais e possam redundar em efeitos sobre a realidade social. O projeto como um todo possui carga horária de 60 horas, sendo que cada mesa redonda terá duração de 3 horas, incluído o espaço para debate com a comunidade participante, que se constitui por discentes da graduação em Psicologia, de outros cursos, profissionais, membros de instituições sociais e outros setores da sociedade que tenham interesse nos temas discutidos. Dessa forma, o evento alinha-se à busca por um diálogo com a comunidade, visando favorecer uma formação profissional prática contextualizada, ampliada, crítica, reflexiva e atenta às lacunas existentes no curso de graduação.

 

Palavras-Chave Formação em Psicologia  ; Diversidade

Período de Realização- Início 20/07/2025 - Término 31/12/2025

Carga Horária Total: 80 horas

 

 

 

 

 

Registro no SIEX: 34751

Título: XXIX Semana de Psicologia: história, avanços e retrocessos

Coordenador: Prof. Dr. Daniel Gonçalves Cury

Email:daniel@ufu.br +55 34 3225-8519 R:8519

Área Temática Principal: Educação

Modalidade: Projeto

 

Resumo:

 

A Semana da Psicologia é um projeto que envolve tanto o evento em si, quanto os encontros em formato de pré e de pós-eventos. Mobiliza diferentes instâncias do Instituto de Psicologia da UFU e engloba temas distintos, considerado o interesse da comunidade interna e externa participante, ouvidas a partir de edições anteriores e de pesquisas realizadas. Para esta edição, o evento em si ocorrerá entre os dias 10/11 e 14/11/2025, semana na qual o curso de Psicologia comemora 50 anos - Jubileu de Ouro, o que justifica que a história esteja entre as categorias que compõem seu título. Serão desenvolvidas atividades que valorizem o processo referente à "Como o Instituto de Psicologia chegou a ser o que é hoje", em intersecção com os trabalhos desenvolvidos pela Comissão do Jubileu. Além disso, a história da área e da sociedade, temáticas imbricadas, estarão presentes na composição do Projeto, o que se encontra representado nas categorias "avanços e retrocessos". O evento será composto por atividades abertas, como Conferências e Mesas Redondas, além de atividades fechadas a público restrito, de acordo com o quantitativo de vagas disponibilizadas por ministrantes, tais como Minicursos, Rodas de Conversa e Oficinas. Serão convidados profissionais ativos e aposentados que passaram pelo instituto, seja na formação inicial ou no quadro de servidores, no intuito de contribuam com o debate e com o resgate de memórias institucionais. O evento receberá inscrição de resumos para apresentação de trabalhos científicos e de relatos de experiência. Estima-se que o evento distribua carga horária de 40 horas para os participantes em geral e 300 horas para os/as extensionistas que o organizarão.

 

 

 

Palavras-Chave Psicologia; História da Psicologia; Jubileu de ouro

Período de Realização- Início 16/06/2025 - Término 31/03/2026

Carga Horária Total: 340 horas

 

 

 

 

Registro no SIEX: 33810

Título: Consulpsi - Empresa Júnior de Psicologia

Coordenador: Profa. Dra. Pricila de Sousa Zarife

Email:pricila.zarife@ufu.br +55 34 3225-8505 R:8505

Área Temática Principal: Educação

Modalidade: Programa

 

Resumo:

 

Tema: A Consulpsi é uma empresa junior, administrada por alunos e coordenada por professores, que provê oportunidades desenvolvimento profissional e interação dialógica com a comunidade externa. Objetivo: Proporcionar um complemento prático à formação teórica dos alunos, através da realização de projetos acadêmico-empresariais, diagnósticos, pareceres e estudos em geral para empresas, ONG’s, órgãos públicos, entidades e a sociedade, estabelecendo uma relação de transferência de conhecimentos entre a comunidade e a universidade. Justificativa: A EJ fortalece o elo teoria-prática, incentiva o protagonismo dos alunos e fomenta o desenvolvimento de competências. Ela também possibilita a dialogicidade com a comunidade externa, auxiliando o crescimento de pequenas e médias empresas locais (que não teriam condições de contratar profissionais seniores) e realizando ações sociais gratuitas destinadas a grupos minorizados. Metodologia: Reuniões semanais para discussão de projetos e ações (como capacitações, análise de demanda, planejamento e execução de projetos). Os membros disponibilizam de 10 a 12h/semanais. A carga horária total de cada aluno depende do tempo que ele permanece vinculado à EJ e de sua carga horária semanal, sendo 576h, ao longo de 1 ano; e as atividades não acompanham o calendário acadêmico. O controle de horas é realizado na Clockify e cada aluno registra suas atividades. Considerações finais: É esperado que a EJ contribua para a formação dos alunos e para a comunidade, ao prestar serviços de qualidade a preços acessíveis ou voluntariamente, incentivando empreendedorismo e atuação responsável dos alunos.

 

Palavras-Chave Empresa Jr.; Desenvolvimento profissional; Empreendedorismo

Período de Realização- Início 07/07/2025 - Término 06/07/2026

Carga Horária Total: 576 horas

 

 

 

 

 

Registro no SIEX: 34752

Título: Atendimento psicológico de adolescentes com problemas socioemocionais

Coordenador: Prof. Dr. Fernando Silva Paula

Email:fernando.paula@ufu.br +55 34 3225-8508 R:8508

Área Temática Principal: Saúde

Modalidade: Projeto

 

Resumo:

 

A proposta deste projeto de extensão é ofertar um serviço de atendimento psicológico voltado para adolescentes que apresentam dificuldades ou problemas de natureza socioemocional, e/ou outras demandas características dessa fase do desenvolvimento. A ação, que será desenvolvida no Centro de Psicologia do IPUFU, se fundamenta em princípios técnicos e conceituais da Avaliação Psicológica e em um modelo Psicodinâmico de Psicoterapia Breve. A proposta contempla: 1) A realização de um trabalho de avaliação psicológica e atendimento psicoterapêutico voltado para o público adolescente cadastrado na lista de espera do CENPS; 2) Trabalho de orientação psicológica para os pais dos adolescentes atendidos; 3) A formação e a capacitação profissional de estudantes de Psicologia no campo da prática clínica com adolescentes, no âmbito de interface da Psicologia Clínica com a Educação. Enquanto uma modalidade de prática psicológica que se propõe formativa para o acadêmico de Psicologia, este projeto visa estabelecer um espaço reflexivo de diálogo aberto entre comunidade universitária e comunidade externa, de modo que os próprios objetivos e as ações realizadas possam ser dialeticamente revistos e atualizados nas diferentes etapas de planejamento e execução, buscando-se, sempre, que o trabalho não se constitua em uma mera reprodução indiscriminada dos conhecimentos científicos já estabelecidos. Carga horária total da projeto: 832 horas

 

 

 

Palavras-Chave Psicoterapia.; Avaliação Psicológica; Adolescência

Período de Realização- Início 08/07/2025 - Término 08/07/2026

Carga Horária Total: 832 horas

 

 

 

 

Registro no SIEX: 35128

Título: Atividades Curriculares de Extensão II: Intervenções em Psicologia Social, do Trabalho e Organizacional (Comportamento Organizacional)

Coordenadora: Prof. Dr. Pedro Afonso Cortez

Email:pedro.cortez@ufu.br +55 34 3225-8508 R:8508

Área Temática Principal: Comunicação

Modalidade: Programa

 

Resumo:

 

Esta proposta está vinculada ao componente curricular "Atividade Curricularizada de Extensão II - ACE II" do curso de graduação em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. Fundamentada na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visa promover a articulação entre universidade e sociedade, com trocas de saberes que impactem a formação acadêmica e o desenvolvimento social. O programa implementa práticas extensionistas voltadas à Psicologia Social, do Trabalho e Organizacional. Por meio de ações estruturadas, os estudantes são incentivados a intervir em cenários sociais, laborais e organizacionais, aplicando conhecimentos para compreender e atuar sobre demandas complexas. Destinada a jovens e adultos, a “Atividade Curricularizada de Extensão II - ACE II” promove inclusão e participação ativa em processos de transformação social e organizacional. Ao longo de 60 horas práticas, os estudantes desenvolvem habilidades de escuta, diálogo e intervenção crítica, contribuindo para a emancipação individual e coletiva. São estimulados a realizar diagnósticos e propor soluções inovadoras, avaliando a efetividade das práticas realizadas. A proposta está alinhada ao novo Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia (2025–2029), integrando-se às competências previstas para a formação do psicólogo. Também respeita diretrizes institucionais da UFU e as Resoluções do CONSUN, CONSEX (05/2020) e CONGRAD (13/2019), que regulamentam a inserção da extensão nos currículos. Por fim, destaca-se o caráter dialógico das ações, com base na escuta das demandas sociais e promoção de saberes construídos coletivamente. Ao final, espera-se que os estudantes compreendam o papel da Psicologia na promoção da saúde mental, ambientes saudáveis e políticas públicas, fortalecendo sua atuação profissional e social.

 

Palavras-Chave psicologia social ; psicologia do trabalho e organizacional ; jovens e adultos

Período de Realização- Início 13/10/2025Término 13/10/2026

Carga Horária Total: 240 horas

 

 

 

 

Registro no SIEX: 35135

Título: Psicologia em foco: Experiência Subjetiva e Simbólica

Coordenadora: Prof. Dr. Tommy Akira Goto

Email:tommy@ufu.br +55 34 3225-8505 R:8505

Área Temática Principal: Cultura

Modalidade: Projeto

 

Resumo:

 

O grupo Psicologia em Foco: Experiência Subjetiva e Simbólica surgiu de um interesse comum entre discentes do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia em aprofundar o estudo das dimensões mais subjetivas e simbólicas da experiência humana. O projeto propõe uma retomada crítica da noção de "alma" (psykhé) no pensamento ocidental, desde suas raízes filosóficas até suas reformulações contemporâneas na Psicologia Analítica de Carl G. Jung, na Fenomenologia de Edmund Husserl e em outras tradições psicológico-clínicas que valorizam a interioridade e a singularidade do sujeito. Com enfoque na dimensão simbólica e no cuidado da subjetividade, o grupo busca articular teoria e prática, promovendo atividades como rodas de discussão e estudos dirigidos. A proposta reconhece que a compreensão da alma — enquanto conceito estruturante do pensamento ocidental sobre o ser humano — é fundamental para a formação de psicólogos sensíveis às singularidades psíquicas e aos processos de construção de sentido. Ao abrir espaço para o diálogo entre saberes acadêmicos e experiências vividas, o grupo visa contribuir para a formação crítica e humanizada de futuros profissionais, além de fortalecer o vínculo da universidade com a comunidade por meio da cultura estudo, reflexão conjunta sobre os modos de ser do humano e sua condição no mundo contemporâneo.

 

Palavras-Chave Alma ; Subjetividade ; Psicologia

Período de Realização- Início 15/08/2025Término 15/12/2025

Carga Horária Total: 45 horas

 

 

 

 

 

Registro no SIEX: 35281

Título: I Seminário de Práticas do CENPS - Centro de Psicologia/UFU: estágio, extensão e pesquisa em cena

Coordenadora: Profa. Dra. Anamaria Silva Neves

Email:anamaria.neves@ufu.br +55 34 3225-8509 R:8509

Área Temática Principal: Saúde

Modalidade: Evento

 

Resumo:

 

Promover a interlocução e a troca de experiências entre estagiários(as), extensionistas e pesquisadores(as) que desenvolvem atividades no CENPS - Centro de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia e comunidade externa (estagiários de outras faculdades de Psicologia).

 

 

Palavras-Chave Estágio profissionalizante ; Psicologia ; Saúde mental

Período de Realização- Início 20/11/2025Término 20/11/2025

Carga Horária Total: 4 horas

Período de Inscrições: Início: 01/11/2025 Término: 30/11/2025

 

 

 

 

Registro no SIEX: 35285

Título: Cine Desmed

Coordenadora: Profa. Dra. Carmen Lúcia Reis

Email:carmenreis@ufu.br +55 34 3225-8509 R:8509

Área Temática Principal: Educação

Modalidade: Projeto

 

Resumo:

 

O cinema possibilita estabelecer relações, promover encontros e gerar afetos. Com o objetivo de fomentar momentos de discussão desmedicalizante entre profissionais de diferentes áreas do conhecimento, a ação de extensão (Des)Medicaliza apresenta o projeto “Cine Desmed”. Esta iniciativa propõe a criação de um espaço de diálogo e reflexão crítica acerca das questões relacionadas à medicalização na vida e na educação, fortalecendo práticas e debates não medicalizantes, utilizando o cinema como recurso pedagógico. Coordenado por duas docentes do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia e contando com a participação de estudantes extensionistas, serão realizadas três sessões presenciais e gratuitas para exibição de filmes selecionados a partir dos objetivos desta proposta, seguidas de debates conduzidos por profissionais especialistas convidados e pelo público participante. A ação terá carga horária total de 101 horas, pautada na dialogicidade com a comunidade acadêmica e externa, promovendo a troca de informações entre o contexto universitário e os atores do cenário educacional. Considera-se que as práticas propostas nesta ação, contribuirão para a formação de uma postura crítica e sensível diante do momento indiscriminado de diagnóstico e medicalização de crianças, adolescentes, adultos e idosos. A realização desta ação está prevista para o período de setembros de 2025 a agosto de 2026.

 

Palavras-Chave Desmedicalização ; Cinema ; Formação em Psicologia

Período de Realização- Início 01/09/2025Término 31/08/2026

Carga Horária Total: 101 horas

 

 

 

 

 

Registro no SIEX: 35295

Título: Acolhimento psicológico no Centro de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia

Coordenadora: Psicóloga Dra. Layla Raquel Silva Gomes

Email:layla.gomes@ufu.br +55 34 3225-8503 R:8503

Área Temática Principal: Saúde

Modalidade: Prestação de serviços

 

Resumo:

 

Essa proposta visa fortalecer a prática de acolhimento psicológico estendido (2 a 5 sessões) no Centro de Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. A proposta fundamenta-se no modelo descrito por Cândido et al. (s.d.), adotado na UFU, que demonstrou impacto positivo na resolutividade de casos e redução da evasão. O acolhimento será realizado por estagiários supervisionados, extensionistas, docentes, psicólogos técnicos administrativos e discentes da pós-graduação do PGPSI-UFU, com foco em escuta qualificada, intervenção breve e encaminhamento adequado. Serão utilizados grupos de estudo e supervisão para os participantes do projeto, articulando ensino-pesquisa-extensão para a formação discente e atualização, promovendo formação cidadã e atendimento humanizado à comunidade. O acolhimento buscará ampliar a oferta de dispositivos de acolhimento diversificados: plantão psicológico, grupos de acolhimento, acolhimento individual e discussão interinstitucional.

 

 

Palavras-Chave HumanizaSUS ; Acolhimento psicológico ; Clínicaescola

Período de Realização- Início 13/10/2025Término 26/03/2026

Carga Horária Total: 160 horas

 

 

 

 

 

 

Registro no SIEX: 35619

Título“Conversando a gente se entende”: cuidado na Rede de Atenção Psicossocial e memória sobre a Reforma Psiquiátrica Brasileira

Coordenadora: Profa. Dra. Renata Fabiana Pegoraro

Email:renata.pegoraro@ufu.br +55 34 3225-8505 R:8505

Área Temática PrincipalSaúde

Modalidade: Projeto

 

Resumo:

 

O projeto está vinculado ao desenvolvimento de Atividade Curricular de Extensão do curso de graduação em Psicologia (ACE1). Trata-se de ações construídas a partir da lógica de cuidado em saúde mental inaugurada com a Lei 10216/2001, que impede novas internações psiquiátricas de longo prazo e propõe que os serviços territoriais. Objetivo geral: Ao final desta atividade os alunos-extensionistas deverá(ão) ser capaz(es) de avaliar a relevância de planejar e implementar uma prática grupal no contexto de saúde, entendendo sua relevância para o cuidado da pessoa em crise, e o público-alvo do projeto deverá ser capaz de avaliar se as oficinas contribuem ou não para seu cuidado durante internação. Será desenvolvido no período referente a 2025/2 (primeira etapa de 20/10/25 a 19/12/25 e segunda etapa de 02/02/26 a 21/03/26) a partir de três etapas: (a) preparação teórica dos alunos mediante pesquisa bibliográfica e discussão de textos e leis/portarias; (b) realização de visitas técnicas; (c) planejamento, implementação de avaliação de oficinas desenvolvidas junto a pacientes da Unidade de Internação em Saúde Mental entre fevereiro e março de 2026, mediante acompanhamento e supervisão docente, e organização de espaço de leitura/minibiblioteca; (d) realização de video-entrevista com profissional de saúde mental sobre a memória da Reforma Psiquiátrica e as atividades grupais. Carga horária semestral: 60 hs.

 

Palavras-Chave saúde mental ; Reforma Psiquiátrica ; Atenção Psicossocial

Período de Realização- Início 20/10/2025 Término 21/03/2026

Carga Horária Total: 60 horas

 

 

 

 

 

 

 

Registro no SIEX: 35562

TítuloDas itinerâncias territoriais à construção de oficinas com crianças e famílias na brinquedoteca do IPUFU

Coordenadora: Profa. Ma. Isabela Nunes Pizzotti Ferreira

Email:isabela.pizzotti@ufu.br +55 34 3225-8505 R:8505

Área Temática Principal: Saúde

Modalidade: Projeto

 

Resumo: Este projeto compõe as Atividades Curriculares de Extensão I (ACE 1): Psicologia e Políticas Públicas em Saúde Mental e tem como objetivo que os extensionistas observem, planejem e desenvolvam, juntamente com a professora responsável pela disciplina, oficinas destinadas a crianças e suas famílias no espaço da brinquedoteca do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. As ações de extensão ocorrerão em três momentos, observação participante e mapeamento dos dispositivos institucionais, culturais, educacionais e artísticos presentes no território leste; planejamento, organização e discussão das oficinas a serem realizadas após a leitura e mapeamento do território e a organização de um evento, aberto à comunidade externa interessada no tema, para a socialização dos resultados do projeto, apresentação dos dispositivos encontrados no mapeamento territorial e ampliação de conhecimento. A carga horária total será de 60 horas, coincidente com o período do semestre letivo. Além disso, a ação pretende afinar o diálogo e a troca de saberes da sociedade com a comunidade acadêmica. A avaliação das ações será contínua e por meio de supervisões, as quais os extensionistas deverão efetuar a leitura dos diários de campo, além de, ao final de cada ação, apresentarem os apontamentos das fragilidades e potencialidades com objetivo de melhorias das próximas ações extensionistas.

 

Palavras-Chave Território sociocultural ; Brinquedoteca ; Saúde da criança

Período de Realização- Início 24/10/2025 Término 19/03/2026

Carga Horária Total: 60 horas

 

 

 

 

 

Registro no SIEX: 35378

TítuloDiálogo (Nos) Forma, Comunicação (“Nós”) Transforma: “Juvências” e “Adultezas” em Ação na Psicologia Social, do Trabalho e Organizacional (Comportamento Organizacional) - TURMA 1 (VINCULADA A ACE II - IPUFU31506)

Coordenadora: Prof. Dr. João Fernando Rech Wachelke

Email:joao.wachelke@ufu.br +55 34 3225-8522 R:8522

Área Temática Principal: Comunicação

Modalidade: Projeto

 

Resumo: O projeto desenvolve extensão no âmbito da ACE II. A Turma 1 realiza cursos técnico-profissionais voltados à inserção sociolaboral de jovens e adultos. Inspirada na pedagogia freireana do diálogo, a proposta concebe o “diálogo” como processo formativo construído na presença, escuta e reciprocidade entre universidade e comunidade, enquanto a “comunicação” é entendida como prática transformadora da psicologia social, que entrelaça sentidos e fortalece vínculos sociais. Utiliza-se o termo “juvências” para expressar as múltiplas formas de ser jovem em contextos marcados por resistência e diversidade, e “adultezas” para reconhecer vivências adultas como territórios de saberes em movimento, em oposição ao adultismo normativo. Com centralidade no protagonismo discente e nos saberes populares, a extensão é concebida como práxis crítica e ato ético-estético de transformação coletiva. As ações propõem uma escuta engajada e uma atuação conjunta com a comunidade, visando à denúncia, ao reconhecimento dos saberes populares e à mudança da realidade concreta na interlocução e produção do conhecimento que se traduz em intervenções nas intersecções entre academia-realidade.

 

Palavras-Chave psicologia ; sociedade ; trabalho

Período de Realização- Início 13/10/2025 Término 26/03/2026

Carga Horária Total: 60 horas

 

 

 

 

 

Registro no SIEX: 35320

TítuloDiálogo (Nos) Forma, Comunicação (“Nós”) Transforma: “Juvências” e “Adultezas” em Ação na Psicologia Social, do Trabalho e Organizacional (Comportamento Organizacional) - TURMA 2 (VINCULADA A ACE II - IPUFU31506)

Coordenadora: Prof. Dr. Pedro Afonso Cortez

Email:pedro.cortez@ufu.br +55 34 3225-8508 R:8508

Área Temática Principal: Comunicação

Modalidade: Projeto

 

Resumo: O projeto desenvolve extensão no âmbito da ACE II. A Turma 2 atua em territórios urbanos com escuta ativa e formulação coletiva de proposta legislativa, visando fortalecer políticas públicas de qualificação profissional e práticas democráticas na gestão municipal. Inspirada na pedagogia freireana do diálogo, a proposta concebe o “diálogo” como processo formativo construído na presença, escuta e reciprocidade entre universidade e comunidade, enquanto a “comunicação” é entendida como prática transformadora da psicologia social, que entrelaça sentidos e fortalece vínculos sociais. Utiliza-se o termo “juvências” para expressar as múltiplas formas de ser jovem em contextos marcados por resistência e diversidade, e “adultezas” para reconhecer vivências adultas como territórios de saberes em movimento, em oposição ao adultismo normativo. Com centralidade no protagonismo discente e nos saberes populares, a extensão é concebida como práxis crítica e ato ético-estético de transformação coletiva. As ações propõem uma escuta engajada e uma atuação conjunta com a comunidade, visando à denúncia, ao reconhecimento dos saberes populares e à mudança da realidade concreta na interlocução e produção do conhecimento que se traduz em intervenções nas intersecções entre academia-realidade.

 

Palavras-Chave psicologia ; sociedade ; trabalho

Período de Realização- Início 13/10/2025 Término 26/03/2026

Carga Horária Total: 60 horas

 

 

 

 

 

Registro no SIEX: 35461

TítuloPapos construcionistas: difusão e formação em construcionismo social

Coordenadora: Prof. Dr. Emerson Fernando Rasera

Email:emersonrasera@ufu.br +55 34 3225-8509 R:8509

Área Temática Principal: Comunicação

Modalidade: Programa

 

Resumo: O presente programa de extensão visa ampliar a divulgação, o diálogo e a formação sobre construcionismo social, por meio de três projetos integrados: (1) criação e gestão de um perfil de Instagram voltado à popularização crítica do construcionismo social; (2) coordenação de um grupo de discussão sobre construcionismo social na plataforma Commons; e (3) a oferta de um curso online de 30 horas, sobre fundamentos e aplicações do construcionismo social. A proposta busca articular divulgação científica acessível, engajamento em redes sociais e formação crítica no campo da teoria e das práticas construcionistas sociais. As atividades de cada projeto envolvem a preparação, o desenvolvimento e a avaliação das ações específicas que buscam alcançar os objetivos propostos. O público-alvo do projeto é composto por estudantes de graduação e pós-graduação em Psicologia e áreas afins, profissionais interessados em abordagens construcionistas e membros da comunidade em geral que busquem compreender processos de construção social da realidade. Por meio desse programa, a universidade manterá intensa relação de troca dialógica com a comunidade, o que permitirá a criação de novas agendas de pesquisa e de intervenção baseadas nas aprendizagens informadas pelas contribuições dos participantes das ações de extensão.

 

Palavras-Chave construcionismo social ; divulgação científica ; psicologia

Período de Realização- Início 20/10/2025 Término 19/10/2026

Carga Horária Total: 794 horas

 

 

 

 

 

Registro no SIEX: 35465

TítuloHistória da Loucura: aspectos políticos, filosóficos e clínicos

Coordenadora: Prof. Dr. Ricardo Wagner Machado da Silveira

Email:ricardo.silveira@ufu.br +55 34 3225-8630 R:8630

Área Temática Principal: Saúde

Modalidade: Curso/Oficina

 

Resumo: A proposta é de realização de um curso dedicado ao estudo, debate e discussão acerca da temática da “loucura” – abrangendo desde seus pressupostos e aspectos políticos, filosóficos e epistemológicos, até suas implicações práticas e psicossociais. Busca-se, desse modo, compreender as delimitações do que se concebe como loucura e os modelos de cuidado destinados a esta ao longo da história e na contemporaneidade. Para tal fim, realizar-se-ão nove (9) encontros quinzenais, na modalidade de rodas de conversa, norteados pela bibliografia previamente indicada conforme a temática do encontro e da unidade na qual o encontro em questão faz parte. Além da leitura prévia da bibliografia indicada e da participação ativa durante o curso, será solicitado dos participantes a resposta a um questionário referente à cada Unidade do Programa do Curso, totalizando três (3) questionários. O certificado será obtido com, no mínimo, 75% de presença no Curso e resposta a todos os questionários.

 

Palavras-Chave Loucura ; Luta Antimanicomial ; Clínica

Período de Realização- Início 23/10/2025 Término 19/03/2026

Carga Horária Total: 40 horas

Período de Inscrições: Início: 13/10/2025    Término: 05/11/2025

 

 

 

 

 

Registro no SIEX: 36160

TítuloCapacitação continuada e atenção psicológica junto ao Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e a abrigamento institucional

Coordenadora: Profa. Dra. Tatiana Benevides Magalhães Braga

Email: tatiana.braga@ufu.br  +55 34 3225-8505 R:8505

Área Temática Principal: Direitos Humanos e Justiça

Modalidade: Projeto

 

Resumo:

O projeto de Capacitação Continuada e atenção psicológica junto ao Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e acolhimento institucional foi criado a partir de uma solicitação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e do serviço de acolhimento institucional de crianças e adolescentes de Uberlândia, visando articular os diversos saberes em equipe multiprofissional e tocar pontos de discussão significativos para a atuação da instituição na perspectiva de garantia dos direitos da criança e do adolescente, sobretudo na dimensão do cuidado à saúde mental em perspectiva não medicalizante e não criminalizadora. Nesse sentido, este projeto extensionista visa o aprimoramento de estratégias e saberes transdisciplinares e a articulação e entrosamento da equipe, permitindo a construção de novos percursos na práxis institucional, visando o acolhimento da população atendida e a definição de estratégias consistentes de inserção psicossocial e promoção da cidadania nos diversos âmbitos de cuidado às crianças — saúde, educação, justiça, trabalho, segurança, etc. A formação de multiplicadores sociais permite a construção de ações transformadoras junto a famílias, comunidades, associações da sociedade civil e instituições, num processo de articulação do território de modo a promover uma melhor inserção das crianças, adolescentes e famílias em vulnerabilidade, tanto em termos de saúde quanto em termos psicossociais. O projeto possui impacto tanto na própria equipe das instituições participantes e seus usuários quanto na rede de assistência municipal articulada à assistência infantil, como escolas e sistema de justiça. O projeto terá participação de alunos de graduação e pós-graduação e está vinculado ao programa ACE1.

 

Palavras-Chave direitos da criança ; saúde mental ; vulnerabilidade psicossocial

Período de Realização - Início 13/10/2025 Término 23/03/2026

Carga Horária Total: 184 horas

 

 

 

 

 

 

Registro no SIEX: 35758

TítuloDiálogo e Potência: Inclusão e Acessibilidade no Mundo do Trabalho para Pessoas com Deficiência na Psicologia Social, do Trabalho e Organizacional (Comportamento Organizacional)

Coordenadora: Profa. Ma. Thaís Naiane Barcelos Cunha

Email: thais.barcelos@ufu.br  +55 34 3225-8508 R:8508

Área Temática Principal: Trabalho

Modalidade: Programa

 

Resumo:

 

O projeto, desenvolvido no âmbito da ACE II, propõe ações técnico-profissionais focadas na inclusão sociolaboral de pessoas com deficiência. Inspirada na pedagogia freireana, a proposta entende o “diálogo” como um processo formativo construído na presença, escuta e reciprocidade entre universidade e comunidade. A “comunicação” é concebida como uma prática transformadora da psicologia social que, ao entrelaçar sentidos, fortalece vínculos e promove o empoderamento. Com centralidade no protagonismo discente e nos saberes das pessoas com deficiência, a extensão é concebida como práxis crítica e ato ético-estético de transformação coletiva. As ações propõem uma escuta engajada e uma atuação conjunta com a comunidade, visando à denúncia de práticas capacitistas, ao reconhecimento de saberes e à mudança da realidade concreta na interlocução e produção do conhecimento que se traduz em intervenções nas intersecções entre academia-realidade.

 

Palavras-Chave Trabalho decente ; Inclusão

Período de Realização- Início 20/10/2025 Término 21/03/2026

Carga Horária Total: 60 horas

 

 

 

 

 

 

Registro no SIEX: 35798

TítuloAtenção psicológica à população transexual no Núcleo de Pesquisa e Acolhimento Trans (NuPAT)

Coordenadora: Profa. Dra. Tatiana Benevides Magalhães Braga

Email: tatiana.braga@ufu.br  +55 34 3225-8505 R:8505

Área Temática Principal: Saúde

Modalidade: Projeto

 

Resumo:

 

O projeto de Atenção psicológica junto à população transexual no Núcleo de Pesquisa e Acolhimento Trans (NuPAT) foi criado a partir de uma solicitação do NuPAT da Universidade Federal de Uberlândia visando oferecer acolhimento psicológico às pessoas que buscam os serviços do Núcleo de Pesquisa e Acolhimento Trans (NuPAT) – uma Ação de Extensão da Faculdade de Odontologia da UFU, sobretudo na dimensão do cuidado à saúde mental e às demandas psicossociais desse público.

A população trans enfrenta obstáculos para acessar o sistema de saúde, que incluem a falta de capacitação específica e a vulnerabilidade psicossocial frequente nesse público. Nesse sentido, este projeto extensionista visa o aprimoramento de estratégias e saberes transdisciplinares na atenção à demanda psicossocial dessa população, construindo em conjunto estratégias de cuidado e de acesso aos equipamentos públicos, conforme a demanda de cada caso.

O projeto atua, assim, na perspectiva da promoção da saúde, do cuidado e da cidadania, permitindo a construção de ações transformadoras de modo a promover uma melhor inserção da população transexual, tanto em termos de saúde quanto em termos psicossociais. O projeto possui impacto tanto junto à população transexual atendida quanto no diálogo com a instituição participante, cuja interlocução permitirá o enriquecimento de saberes e práticas realizadas. O projeto terá participação de alunos de graduação e pós-graduação.

 

Palavras-Chave atendimento psicológico ; igualdade de gênero ; vulnerabilidade psicossocial

Período de Realização- Início 20/10/2025 Término 31/12/2026

Carga Horária Total: 330 horas

 

 

 

 

 

 

 

Registro no SIEX: 35761

TítuloA clínica psicanalítica no campo da saúde: banco de leite humano

Coordenadora: Profa. Dra. Juçara Clemens

Email: jclemens@ufu.br  +55 34 3225-8505 R:8505

Área Temática PrincipalSaúde

Modalidade: Projeto

 

Resumo:

 

Os benefícios da amamentação não estão restritos aos aspectos nutricionais, já que também favorece a formação do vínculo entre as pessoas cuidadoras e o bebê. Esta é uma ação de extensão consolidada que ocorre desde 2019, tendo como proponentes uma docente do Instituto de Psicologia da UFU e uma técnica do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). O projeto será realizado de 02/02/2026 a 18/12/2026, com uma carga horária total de 528 horas. As(os) extensionistas desse projeto oferecerão acolhimento psicológico às pessoas que buscam algum dos serviços oferecidos pelo BLH. Esse acolhimento se dá através de uma escuta sensível aos aspectos inconscientes, bem como, quando se fizer necessário, informações sobre aspectos psicológicos da relação pais-bebê. As atividades das(os) extensionistas também estão compostas por: a) leituras de textos teóricos indicados; b) discussão em grupo das ideias principais de cada texto; c) discussão semanal em grupo dos acolhimentos realizados; d) encontro mensal com a coordenadora do BLH; e) relato narrativo de cada acolhimento; f) elaboração de materiais para apresentação em eventos científicos sobre a experiência extensionista; g) um relatório final de suas atividades. O público-alvo da ação são as pessoas que buscam alguns dos serviços oferecidos pelo BLH do HC-UFU. Este projeto possibilita aos discentes relacionarem os aspectos teóricos aprendidos em diferentes disciplinas do curso de graduação, bem como, através da dialogicidade de cada acolhimento, conhecer como cada mulher e homem e/ou familiar/acompanhante vivencia seus processos com a amamentação, parentalidade e os cuidados iniciais com o bebê.

 

Palavras-Chave Acolhimento psicológico ; Amamentação ; Psicanálise

Período de Realização- Início 02/02/2026 Término 18/12/2026

Carga Horária Total: 528 horas

 

 

 

 

 

 

 

Registro no SIEX: 36345

TítuloCategoria 05 - OCA – Olhagens sobre Crianças e Adolescentes

Coordenadora: Profa. Dra. Paula Cristina Medeiros Rezende

Email:pcmrezende@ufu.br +55 34 3225-8505 R:8505

Área Temática Principal: Direitos Humanos e Justiça

Modalidade: Projeto

 

Resumo:

 

Este projeto tem como objetivo integrar, articular e fortalecer redes e serviços já existentes na cidade de Uberlândia/MG, bem como garantir qualidade e eficiência no atendimento integral da criança e do adolescente assegurados pelo ECA. Serão realizadas rodas de conversas entre docentes, técnicos, discentes, gestores, profissionais, agentes comunitários e comunidade interessada na troca de experiências e saberes relativos à infância e adolescência, considerando a dialogicidade; a articulação entre ensino-pesquisa-extensão; a colaboração para a formação discente e atualização docente, e a contribuição para a transformação social. As rodas ocorrerão mensalmente; com duração de 4 horas cada, para a interlocução das práticas, desafios e avanços. Estão programadas 4 visitas em instituições infantis (a serem negociadas com o coletivo). Além das rodas e visitas ocorrerão reuniões quinzenais com a equipe de execução (coordenadoras e extensionistas da graduação e da pós-graduação do curso de Psicologia). O público-alvo será convidado por meio de convites formais, (a partir do levantamento de instituições que trabalham com a infância e adolescência na cidade de Uberlândia); além de divulgação em redes sociais. Será construído um site com informações gerais do projeto, textos/filmes/curtas referentes à temática, além de trocas interativas com público em geral. Por meio do site faremos as inscrições com aproximadamente 50 vagas. O referencial teórico utilizado será a Psicanálise em interlocução com a Educação.

 

Palavras-Chave REDE ; INFÂNCIA ; ADOLESCÊNCIA

Período de Realização- Início 01/06/2026 Término 30/12/2026

Carga Horária Total: 120 horas

 

 

 

 

 

 

 

 

Registro no SIEX: 35941

Título“Narrativas que iluminam”

Coordenadora: Profa. Dra. Carmen Lúcia Reis

Email:carmenreis@ufu.br +55 34 3225-8521 R:8521

Área Temática PrincipalEducação

Modalidade: Projeto

 

Resumo:

 

A visão representa um dos sentidos mais essenciais para a interação com o ambiente, desempenhando papel central nos processos de aprendizagem, comunicação, mobilidade e inserção social. Por meio dela, é possível identificar pessoas, cores, textos e espaços, o que favorece a autonomia e amplia as experiências formativas. Contudo, quando há comprometimento decorrente da baixa visão, os efeitos sobre a vida de crianças e adolescentes podem ser expressivos, refletindo-se no desempenho escolar, na execução de tarefas cotidianas, nas relações sociais e na construção da autoestima. Nesse contexto, a ação de extensão universitária Narrativas que iluminam tem como finalidade registrar, sistematizar e socializar histórias e trajetórias de crianças, famílias e profissionais vinculados a uma instituição dedicada ao atendimento de pessoas com baixa visão. O propósito é valorizar experiências de cuidado e superação, contribuir para a formação extensionista dos estudantes, além de disseminar conhecimentos sobre baixa visão, inclusão e estratégias de suporte, fortalecendo tanto a prática acadêmica quanto o impacto social junto à comunidade em que se insere. A ação terá carga horária total de 248 horas e contará com a participação de três estudantes extensionistas, com vistas a favorecer uma formação crítica, sensível e fundamentada para o exercício profissional do psicólogo. Suas atividades serão desenvolvidas no período de fevereiro a dezembro de 2026.

 

Palavras-Chave Baixa visão ; Inclusão ; Formação em Psicologia

Período de Realização- Início 02/02/2026 Término 11/12/2026

Carga Horária Total: 248 horas

 

 

 

 

 

 

Registro no SIEX: 36352

Título: Categoria 5: Escuta e cuidado em situações críticas: formação, clínica e cultura

Coordenadora: Psicóloga Dra. Layla Raquel Silva Gomes

Email: layla.gomes@ufu.br +55 34 3225-8503 R:8503

Área Temática Principal: Saúde

Modalidade: Projeto

 

Resumo:

 

Este projeto visa organizar ações de discussão e aprimoramento dos dispositivos de cuidado em situações críticas, envolvendo a comunidade interna e externa à Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As atividades serão desenvolvidas no Centro de Psicologia (CENPS/UFU) por um grupo composto por técnicos, extensionistas discentes, egressos da UFU e outros parceiros, estruturadas em três eixos principais: formação, clínico e cultural. O eixo de formação promoverá encontros abertos à comunidade, profissionais da saúde e segurança pública e discentes, focados na troca de experiências e construção de saberes sobre a abordagem ao sofrimento em urgências. Serão utilizados grupos de estudo e supervisão para os participantes do projeto, articulando ensino-pesquisa-extensão para a formação discente e atualização profissional. No eixo clínico, o projeto aplicará conhecimentos sobre a urgência subjetiva através da oferta de dispositivos de acolhimento diversificados: plantão psicológico, grupos de acolhimento, acolhimento individual e discussão interinstitucional. Objetiva-se através desses dispositivos clínicos acolher as urgências subjetivas, aprimorando a estratificação de risco e realizar intervenções pontuais e encaminhamentos adequados à rede de cuidados em saúde mental de Uberlândia quando necessário. O eixo cultural complementará as ações do projeto através da realização de atividades artísticas e lúdicas, utilizando recursos como literatura, cinema, fotografia e outras mídias audiovisuais. O objetivo principal é promover a sensibilização e a reflexão sobre temas relacionados ao sofrimento psíquico, à urgência subjetiva e às diferentes formas de cuidado, alcançando um público mais amplo e estimulando novas perspectivas de cuidado.

 

Palavras-Chave urgencia ; cuidado ; escuta

Período de Realização- Início 10/04/2026 - Término 10/11/2026

Carga Horária Total: 160 horas

 

 

 

 

 

 

Registro no SIEX: 36347

Título: Categoria 5 : Acolhimento no CENPS - Centro de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia

Coordenadora: Profa. Dra. Anamaria Silva Neves

Email:anamaria.neves@ufu.br +55 34 3225-8509 R:8509

Área Temática Principal: Saúde

Modalidade: Projeto

 

Resumo:

Este projeto visa fortalecer a prática de acolhimento psicológico estendido (2 a 5 sessões) no Centro de Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. A proposta fundamenta-se no modelo adotado anteriormente na UFU, que demonstrou impacto positivo na resolutividade de casos e redução da evasão da comunidade assistida. O acolhimento será realizado por estagiários e extensionistas supervisionados, docentes, psicólogos técnicos administrativos e discentes da pós-graduação do PGPSI-UFU, com foco em escuta qualificada, intervenção breve e encaminhamento adequado. Serão utilizados grupos de estudo e supervisão para os participantes do projeto, articulando ensino-pesquisa-extensão para a formação discente e atualização, promovendo formação cidadã e atendimento humanizado à comunidade. O projeto buscará ampliar a oferta de dispositivos de acolhimento diversificados: plantão psicológico, grupos de acolhimento, acolhimento individual e discussão interinstitucional. Objetiva-se através desses dispositivos clínicos aprimorar a estratificação de risco e realizar intervenções pontuais e encaminhamentos adequados à rede de cuidados em saúde mental de Uberlândia quando necessário.

 

Palavras-Chave HumanizaSUS ; Acolhimento psicológico ; Saúde mental

Período de Realização- Início 10/04/2026 - Término 10/11/2026

Carga Horária Total: 170 horas

 

 

 

 

 

 

Registro no SIEX: 36304

Título: (Des)Medicaliza

Coordenadora: Profa. Dra. Carmen Lúcia Reis

Email: carmenreis@ufu.br +55 34 3225-8521 R:8521

Área Temática Principal: Educação

Modalidade: Projeto

 

Resumo:

O projeto “Medicalização da Educação da Vida: saberes e fazeres” foi renomeado como (Des)Medicaliza. Trata-se de uma proposta que visa criar espaços de discussão, (in)formação e estudo sobre saberes e fazeres relacionados à luta contra o processo crescente de medicalização da vida e da Educação. A medicalização das questões escolares tem marcado a trajetória de muitos estudantes de diferentes idades e níveis de ensino. Ao patologizar manifestações da infância e da adolescência, dificuldades no processo de escolarização e conflitos que ocorrem no contexto educacional, faz-se recair sobre os corpos dos estudantes justificativas que encobrem uma série de problemas de ordem educacional, social e política. Assim, tem-se vivenciado uma crescente biologização de questões sociais. Serão realizados encontros presenciais para discussão de temáticas vinculadas ao projeto, oficinas com recursos expressivos, organização de eventos, além do planejamento e da elaboração de materiais para divulgação em redes sociais, com o objetivo de ampliar discussões direcionadas a profissionais de diversas áreas do conhecimento e à comunidade civil. As ações, com carga horária total de 192 horas, pautar-se-ão na dialogicidade com a comunidade, possibilitando a troca de informações entre a universidade e as pessoas que compõem o contexto educacional. Além disso, contarão com a participação ativa de estudantes extensionistas, sob orientação das coordenadoras do projeto, tanto no planejamento quanto na execução. Considera-se, assim, que as práticas propostas contribuirão para a formação crítica e sensível frente ao movimento indiscriminado de diagnóstico e medicalização de crianças e adolescentes. A ação será realizada de dezembro/2025 a novembro de 2026.

 

Palavras-Chave Psicologia Escolar ; Desmedicalização ; Formação em Psicologia

Período de Realização- Início 01/12/2025 - Término 30/11/2026

Carga Horária Total: 192 horas

 

 

 

 

 

AnexoTamanho
PDF icon Ação 30668395.1 KB
PDF icon Ação 30752283.3 KB
PDF icon Ação 30682284.25 KB
PDF icon Ação 32910113.71 KB
PDF icon Ação 331558.83 KB
PDF icon Ação 33159109.79 KB
PDF icon Ação 335328.86 KB
PDF icon Ação 33646180.89 KB
PDF icon Ação 34180182 KB
PDF icon Ação 33783181.8 KB
PDF icon Ação 33841287.52 KB
PDF icon Ação 34187181.99 KB
PDF icon Ação 34319286 KB
PDF icon Ação 34352182.12 KB
PDF icon Ação 33690181.7 KB
PDF icon Ação 33447284.63 KB
PDF icon Ação 33943181.92 KB
PDF icon Ação 34185182.08 KB
PDF icon Ação 34679284.36 KB
PDF icon Ação 33788286.83 KB
PDF icon Ação 33908181.71 KB
PDF icon Ação 34378181.44 KB
PDF icon Ação 34885181.23 KB
PDF icon Ação 34751181.76 KB
PDF icon Ação 33810286.31 KB
PDF icon Ação 34752181.48 KB
PDF icon Ação 35128463.37 KB
PDF icon Ação 35135462.64 KB
PDF icon Ação 35281181.01 KB
PDF icon Ação 35285283.82 KB
PDF icon Ação 35295181.98 KB
PDF icon Ação 3561994.69 KB
PDF icon Ação 3556293.45 KB
PDF icon Ação 3537890.76 KB
PDF icon Ação 3532087.73 KB
PDF icon Ação 3546190.15 KB
PDF icon Ação 3546585.65 KB
PDF icon Ação 36160105.03 KB
PDF icon Ação 35758106.03 KB
PDF icon Ação 35798104.72 KB
PDF icon Ação 35761107.93 KB
PDF icon Ação 3634595.26 KB
PDF icon Ação 35941108.61 KB
PDF icon Ação 36352107.27 KB
PDF icon Ação 36347106.78 KB
PDF icon Ação 3630495.36 KB