Ações de Extensão

por Portal IP
Publicado: 08/08/2022 - 10:22
Última modificação: 08/11/2022 - 08:53

 

Ações de Extensão em andamento no Instituto de Psicologia:

 

 

Registro no SIEX:23498     

Título: Revista Psicologia Escolar e Educacional

Coordenadora: Silvia Maria Cintra da Silva

Email:silvia@ufu.br +55 34 3225-8519 R:8519

Contato email:

Área Temática Principal: Educação

Modalidade: Publicação

 

Resumo:

 

A Revista Psicologia Escolar e Educacional é vinculada à Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), caracterizando-se como um veículo de divulgação e debate da produção científica na área de psicologia, educação e áreas fins, e tendo como objetivo primordial a apresentação e divulgação de resultados de pesquisas e de informações atualizadas a acadêmicos, docentes e profissionais deste campo e de áreas correlatas. Nestes termos, são considerados para publicação trabalhos originais que abordam estudos em áreas relacionadas à psicologia escolar e educacional incluindo artigos teóricos, relatos de pesquisas, análises políticas e sínteses sistemáticas, estudos experimentais, aplicados, naturalísticos, etnográficos, históricos, além de revisões críticas de livros, instrumentos diagnósticos e softwares entre outros. Atualmente está classificada na Lista Qualis na categoria A1-Nacional, e encontra-se indexada nas bases de dados Scielo, Lilacs e Index Psi, estando disponibilizada para acesso gratuíto no site da ABRAPEE (www.abrapee.psc.br/revistaspsico.htm) e na Biblioteca Virtual SciELO (www.scielo.br/revista/pee).

 

 

 Palavras-Chave Psicologia Escolar e Educacional ; Periódico científico Psicologia Escolar e Educacional ; Periódico científico

Período de Realização- Início 01/04/2021- Término 31/12/2024

Carga Horária Total: 500 horas

 

 

 

 

Registro no SIEX:25209

Título: Projeto            Avaliação e intervenção neuropsicológica de crianças e adolescentes com câncer

Coordenadora: Profa. Dra. Jeanny Joana Rodrigues Alves de Santana

Email: jeannysantana@ufu.br

Área Temática Principal: Saúde

Modalidade: Projeto

 

Resumo

            O câncer pediátrico tem impacto negativo sobre o paciente e sua família, afetando-os nas dimensões físicas, mentais e sociais. Dada a natureza estressante e complexa dessa experiência, o presente projeto de extensão tem o objetivo de identificar os prejuízos cognitivos, emocionais e comportamentais atinentes ao processo de adoecimento, tratamento e internação, através da avaliação neuropsicológica, considerando tanto o paciente quanto às necessidades dos familiares enquanto acompanhantes, bem como subsidiar a equipe multidisciplinar no diagnóstico diferencial. O públicoalvo são crianças e adolescentes (4 a 18 anos) com diagnóstico de câncer em tratamento e suas famílias. Ocorrerão treinamentos de técnicas de atendimento, atendimentos psicológicos, elaboração de sínteses teóricas e estudos científicos, bem como elaboração de itens de divulgação dos produtos do projeto (guias de referências, apostilas e cartilhas). Serão feitas adaptações dessas atividades para o modo remoto, caso necessário, em virtude da pandemia, respeitando as normas técnicas dos órgãos competentes. A equipe será composta por psicólogos hospitalares, residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (ambos do HC/UFU), docentes e discentes do Instituto de Psicologia/UFU e parceiros externos. Os discentes que realizarão atendimentos psicológicos supervisionados serão selecionados conforme normas do Projeto Pedagógico do Curso. Espera-se que o projeto tenha impacto positivo de transformação social e de ensino-aprendizagem das crianças e famílias atendidas e colabore na formação cidadã dos discentes através de interação dialógica com a comunidade e trabalho interdisciplinar          

 

Palavras-Chave: crianças e adolescentes ; câncer ; neuropsicologia

Período de Realização- Início 10/01/2022 -Término 09/12/2022

Carga horária Total: 470 horas

 

 

 

Registro no SIEX:25250

Título: Parangolé: brincando com arte

Coordenadora: Profa. Dra. Paula Cristina Medeiros Rezende

Email:pcmrezende@ufu.br +55 34 3225-8519 R:8519

Área Temática Principal: Educação

Modalidade: Projeto

 

Resumo

            Assumir que a constituição da infância perpassa por um caráter histórico, social e cultural, coloca-nos diante de grandes desafios. A premissa que a arte é um conhecimento útil para criar formas novas e possíveis de estar com essas crianças, legitimando-as como atores e autores sociais, compõe a centralidade deste trabalho. O atual projeto tem como objetivo dar continuidade e ampliar as atividades realizadas no espaço da Brinquedoteca, alocada no Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia, possibilitando o atendimento de crianças e adolescentes, tendo a arte como pilar central. As crianças e adolescentes que procuram o serviço são recebidos pelos extensionistas e convidados a brincar, a interagir com outras crianças e a se envolverem em atividades lúdicas. Por meio da experimentação pretendemos fazer circular projetos de intervenção que garantam a brincadeira como alavanca de desenvolvimento infantil; desenvolver oficinas de literatura, desenho, música, teatro, pintura, dança, tecnologias virtuais; oferecer acesso à fruição e produção cultural; aprimorar o processo de formação de discentes do curso de Psicologia e áreas tangenciais, além de promover encontros temáticos com profissionais envolvidos. Com o apoio do PEIC/2013, PEIC/2015 e PEIC/2019 atendemos mais de 800 crianças, e na atual proposta pretendemos ampliar o número de usuários. Para além de cumprir seu objetivo principal - oferecer às crianças e adolescentes atividades lúdicas e artísticas como um direito adquirido - a brinquedoteca tem colaborado para a assiduidade dos usuários da Clínica de Psicologia na medida em que garante um espaço que acolhe as crianças enquanto os atendimentos ocorrem.

 

 Palavras-Chave brincadeira ; infância ; arte

Período de Realização Início 01/01/2022 Término 31/12/2022

Carga horária Total- 1000 horas.

  

 

         

Registro no SIEX:25728

Título: Intervenções clínicas com crianças e adolescentes numa ONG dedicada a vítimas de violência intrafamiliar.

Coordenadora: Profa. Dra. Miriam Tachibana

Email:mirita@ufu.br +55 34 3225-8530 R:8530

 

Área Temática Principal: Saúde

Modalidade : Projeto

           

Resumo

A partir desse projeto de extensão, espera-se prestar atendimento psicológico, psicanaliticamente orientado, à crianças e adolescentes que se encontram na lista de espera para atendimento psicológico numa ONG dedicada à famílias em situação de violência intrafamiliar, situada em Uberlândia. Os atendimentos serão realizados na modalidade on-line por recém-graduados em Psicologia, que, por sua vez, serão supervisionados, também na modalidade on-line, por duas docentes do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. A opção pelos atendimentos e supervisões on-line deve-se às medidas de isolamento durante o período de pandemia da COVID-19. Ressalta-se que, nas supervisões, espera-se contar com a participação ativa de estudantes da graduação em Psicologia, além da eventual participação dos profissionais que compõem a equipe interdisciplinar da ONG. Espera-se, a partir da realização desse projeto de extensão, beneficiar dois grupos: 1) as crianças e os adolescentes (bem como seus respectivos responsáveis) que serão atendidos; e 2) os extensionistas graduados e recém-graduados, que terão a possibilidade de complementar a sua formação ao lidarem com um contexto tão divergente da clínica tradicional. As ações serão realizadas entre 14/03/2022 e 16/12/2022, totalizando uma carga horária máxima de 400 horas.

 

Palavras-Chave violência intrafamiliar ; psicanalise ; infância e adolescência

Período de Realização- Início 14/03/2022 - Término 16/12/2022

Carga horária Total= 400 horas.

 

 

 

 

 

 

Registro no SIEX:25811

Título: Programa INTEGRARE no Instagram: diálogos em Psicologia Escolar e Educacional

Coordenadora: Profa. Dra.Cirlei Evangelista Silva Souza

Email:cirleievangelista@ufu.br +55 34 3225-8520 R:8520

Área Temática Principal: Educação/ Saúde

Modalidade: Projeto            

 

Resumo

Trata-se de uma ação vinculada ao Programa INTEGRARE: tecendo ações e estudos atuais em Psicologia Escolar e Educacional, pertencente ao Núcleo de Psicologia Escolar e Educacional (NPEE), do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. O presente projeto pretende dar continuidade às ações relacionadas ao Instagram do Programa, que foi criado em agosto/2020 com o objetivo de divulgar informações científicas relacionadas à Psicologia Escolar e Educacional (PEE) a partir de publicações realizadas através desta rede social. Para tal, a proposta terá como atividades: reuniões da equipe do projeto; criação e produção de arte e conteúdo para divulgação; atividades de levantamento bibliográfico e produção de arte e de conteúdo informativo para divulgação nas redes sociais; elaboração do Relatório Final do Projeto. Terá como público profissionais das áreas de Psicologia e Educação, estudantes de Psicologia e Educação e interessados pela PEE pertencentes às comunidades interna e externa UFU. Acredita-se que o diálogo com a comunidade externa possibilitará reflexões sobre os desafios impostos aos contextos educacionais na pandemia e no pós-pandemia, que poderão contribuir para transformações neste cenário. Os estudantes de Psicologia participantes poderão, através da organização e implementação das propostas elencadas neste projeto, refletirem sobre as possibilidades de atuação do psicólogo escolar e educacional em diferentes contextos e cenários educacionais contemporâneos. O Programa será coordenado e realizado por docentes do NPEE-UFU no período de 03/01/2022 a 15/12/2022, perfazendo uma carga horária total de 186h. As atividades propostas serão realizadas on-line e por meio do Instagram.

 

Palavras-Chave: Psicologia Escolar e Educacional ; Redes Sociais ; Instagram

Período de Realização - Início 03/01/2022 - Término 15/12/2022

Carga horária Total: 186h

 

 

 

Registro no SIEX:25809

Título: INTEGRARE: tecendo ações e estudos atuais em Psicologia Escolar e Educacional       

Coordenadora: Profa. Dra.Cirlei Evangelista Silva Souza

Email:cirleievangelista@ufu.br +55 34 3225-8520 R:8520

Área Temática Principal: Educação

Modalidade: Programa

 

Resumo

                                   

Esta é uma proposta de continuidade na realização do Programa INTEGRARE, que teve seu início em agosto/2020 e está vinculado ao Núcleo de Psicologia Escolar e Educacional (NPEE), do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. Este tem como objetivo integrar ações de ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo a construção coletiva de conhecimentos e práticas pelos docentes e discentes do NPEE-UFU, relacionados à Psicologia Escolar e Educacional (PEE). Atualmente, diante das mudanças histórico-sociais que a escola enfrenta, especialmente no cenário atual marcado por uma pandemia, é necessário que voltemos nosso olhar para o contexto que nos é dado enfrentar, o que exige um diálogo ainda maior com outras áreas do conhecimento, com diversos profissionais e com a nossa comunidade. Neste sentido, estão previstas as seguintes ações: Reuniões para Estudo e Discussão; Rodas de Conversa; Manutenção do espaço para divulgação do Núcleo nas redes sociais; Parceria com escolas; Participação em palestras e eventos; Projeto de Pesquisa Coletivo; e Elaboração de textos sobre a temática. A proposta será desenvolvida tendo como público estudantes de Psicologia UFU e demais instituições, profissionais da educação (gestores, professores, educadores), familiares e responsáveis; futuros profissionais da educação; e profissionais de Psicologia. Os estudantes de Psicologia participantes poderão, através de estudos e práticas, refletir sobre as possibilidades de atuação do psicólogo escolar e educacional em diferentes contextos e cenários educacionais contemporâneos. O Programa será coordenado e realizado por 7 docentes do NPEE-UFU e por profissionais convidados, no período de 03/01/2022 a 22/12/2023, perfazendo carga horária total de 332 horas.

 

 Palavras-Chave Psicologia Escolar e Educacional ; Atuação e Intervenção ; Pandemia e Pós-Pandemia.

Período de Realização- Início 03/01/2022- Término 22/12/2023

Carga horária total : 332 horas.

 

 

 

 

 

 

Registro no SIEX:  25641

Título Fala garoto(a/e)!: rodas de conversa com adolescentes

Coordenadora: Profa. Dra. Carmen Lucia Reis

Email: carmenreis@ufu.br +55 34 3225-8521 R:8521

Área Temática Principal: Educação

Modalidade: Projeto

Resumo

 O projeto “Fala garoto(a/e)!: rodas de conversa com adolescentes” está vinculado ao Programa Integrare: tecendo ações e estudos atuais em Psicologia Escolar e Educacional, pertencente ao Núcleo de Psicologia Escolar e Educacional (NPEE), do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Seu objetivo é promover um espaço de diálogo seguro, acolhedor e reflexivo para adolescentes com idade entre 15 e 18 anos sobre vivências e dilemas experiênciados durante esse cenário de pandêmica de COVID-19. Nesta proposta serão realizadas 4 rodas de conversa durante o mês de março, com 10 adolescentes com idade entre 15 e 18 anos, que estejam cursando o ensino médio de escolas da rede de ensino público e particular, no formato virtual por meio da Plataforma digital Google Meet, com duração de 90 minutos. As rodas de conversa serão coordenadas por uma estudante extensionista do 10º período do curso de Graduação em Psicologia UFU, que será orientada e supervisionada semanalmente pela coordenadora deste projeto, docente do Instituto de Psicologia UFU. Visando contribuir para o envolvimento ativo dos participantes, as temáticas serão definidas e acordadas de acordo com as demandas e sugestões apresentadas durante os encontros. Este projeto será realizado no período entre 01/02/2022 e 31/03/2022 e terá carga horária total de 45 horas.

 

Resumo Palavras-Chave: Adolescência ; Psicologia Escolar ; Rodas de conversa

Período de Realização Início- 01/02/2022 - Término 31/03/2022

Carga horária Total: 45 horas

 

 

 

 

Registro no SIEX: 26782

Título: Professores/as da Educação Infantil em Processo de Formação Continuada: A Subjetividade dos Saberes e Fazeres Docentes

Coordenadora: Profa. Dra.Cirlei Evangelista Silva Souza

Email:cirleievangelista@ufu.br +55 34 3225-8520 R:8520

Área Temática Principal: Educação

Modalidade: Curso/Evento

Resumo

O Curso de Extensão " Professores/as da Educação Infantil em Processo de Formação Continuada: A Subjetividade dos Saberes e Fazeres Docentes" tem como objetivo possibilitar a abertura de um espaço de reflexão conjunta sobre as ações e relações pedagógicas para/com 10 professores/as da educação infantil, referenciado pela Teoria da Subjetividade, com vistas a buscar transformações significativas na constituição subjetiva destes/as profissionais que atuam no processo pedagógico e no cotidiano escolar das instituições de educação infantil do município de Uberlândia/MG, com crianças de 4 a 5 anos. O curso será realizado em 10 Rodas de Conversa quinzenais, às quintasfeiras, de 13:30h às 16:30h, com carga horária de 30 horas e 10 horas de atividades preparatórias, totalizando 40 horas. Nos encontros serão discutidos estudos de casos e/ou situações, inquietações, questionamentos, temáticas trazidos e/ou que se relacionem diretamente aos saberes e fazeres dos/as participantes. Para receber o certificado, o/a participante deverá ter 75% de frequência, além de ter participado/realizado das atividades propostas. O curso será coordenado por uma docente do Instituto de Psicologia da UFU e por uma docente do Instituto de Psicologia da UnB, com a participação de uma discente do curso de Psicologia da UFU. Espera-se com este contribuir para a formação da estudante de Psicologia ao possibilitar a realização de estudos e reflexões sobre o contexto educacional, bem como oferecer um espaço reflexivo orientado teoricamente e implicado emocionalmente construído no e pelo grupo de professores/as que atuam na educação infantil.

 

Palavras-Chave: Professores ; Formação Continuada ; Subjetividade

Período de Realização: Início 11/08/2022 Término 08/12/2022

Carga horária Total:40 horas

 

 

Registro no SIEX: 26809

Título:  Aspectos emocionais da amamentação: abordagem psicoeducativa das mães e acompanhantes usuários do BLH do HC-UFU.

 

Coordenadora: Profa. Dra. JUÇARA CLEMENS

Email:jclemens@ufu.br

Área Temática Principal: Saúde

Modalidade: Projeto

 

Resumo: Os benefícios da amamentação não estão restritos aos aspectos nutricionais, já que também favorece a formação do vínculo mãe-bebê. Uma mulher no puerpério, período no qual a amamentação é iniciada, apresenta uma intensa modificação psíquica que a sensibiliza possibilitando que ela possa se identificar com as necessidades de seu bebê. Muitas vezes essa puérpera estranha essa maior sensibilidade psíquica, bem como sua rede de apoio também. O apoio por parte da equipe de saúde, mais especificamente de informações e orientações psicológicas, pode auxiliar a mulher que amamenta a identificar os aspectos psíquicos que envolvem o amamentar. Esta é uma ação de extensão consolidada que ocorre desde 2009, tendo como proponentes uma docente do Instituto de Psicologia da UFU e uma técnica do HC-UFU. O período do projeto é de 26/09/2022 a 03/02/2023, com uma carga horário total de 395hs. Como metodologia tem a abordagem psicoeducativa das(os) usuárias(os) do Banco de Leite Humano do HC-UFU sobre os aspectos emocionais relacionados a amamentação, as leituras de textos indicados, reuniões de grupo para discussão tanto teórica como das abordagens psicoeducativas realizadas, relato das abordagens psicoeducativas, relatório das atividades. O público alvo do projetos são as(os) usuárias(os) dos serviços do BLH do HC-UFU. Este projeto possibilita aos discentes relacionarem os aspectos teóricos aprendidos em diferentes disciplinas do curso de graduação, bem como na dialogicidade de cada abordagem psicoeducativa e da escuta sensível conhecer como cada mãe e familiar/acompanhante vivencia a experiência da amamentação. Nesse encontro, as trocas com profissionais de outras áreas atuando na área da saúde pública favorece a aprendizagem dos(as) participantes.

 

 

 

 Palavras-Chaveamamentação ; psicoeducação ; puerperio

Período de Realização- Início 26/09/2022 - Término 06/02/2023

Carga Horária Total: 395 horas

 

 

 

Registro no SIEX: 26880

Título: Fala garoto(a/e)!: rodas de conversa com adolescentes

Coordenadora: Profa. Dra. Carmem Lúcia Reis

Email: carmenreis@ufu.br

Área Temática Principal: Educação

Modalidade: Projeto

 

Resumo: O projeto “Fala garoto(a/e)!: rodas de conversa com adolescentes” está vinculado ao Programa Integrare: tecendo ações e estudos atuais em Psicologia Escolar e Educacional, pertencente ao Núcleo de Psicologia Escolar e Educacional (NPEE), do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Em sua segunda versão, tem como objetivo promover um espaço de diálogo seguro, acolhedor e reflexivo para adolescentes com idade entre 14 e 18 anos sobre vivências e dilemas no retorno das atividades presenciais e da implantação do "Novo Ensino Médio". Nesta proposta serão realizadas 8 rodas de conversa no período entre 12 de setembro e 30 de novembro do presente ano, com adolescentes com idade entre 15 e 18 anos, que estejam cursando o Ensino Médio em uma escola da rede pública da cidade de Uberlândia/MG. As rodas de conversa acontecerão no espaço escolar e terão duração de 60 minutos. Serão coordenadas por dois estudantes extensionista do 9º período do curso de Graduação em Psicologia UFU. Os extensionistas serão acompanhados e orientados semanalmente pela professora do Instituto de Psicologia/UFU proponente desta ação. Visando contribuir para o envolvimento ativo dos participantes, as temáticas serão definidas de acordo com as demandas e sugestões apresentadas pelos adolescentes durante cada encontro. A presente ação de extensão terá carga horária total de 90 horas. Cabe salientar que a presente ação possibilitará ao extencionsita: maior compreensão da dinâmica escolar, da adolescência e do fazer em psicologia escolar e educacional.

 

Palavras-Chave: Adolescência ; Ensino Medio ; Psicologia Escolar Período de Realização- Início: 12/09/2022  Término: 22/12/2022

Carga Horária Total:  90 horas

 

 

 

Registro no SIEX:27132

Título: Literatura e Arpilleras no combate à violência contra as mulheres.

Coordenadora: Profa. Dra. Silvia Maria Cintra da Silva

Email: silvia@ufu.br

Área Temática Principal: Direitos Humanos e Justiça

Modalidade: Projeto

 

Resumo:Os dados de violência contra as mulheres em nosso país são alarmantes. Enfrentar essa violência exige uma série de medidas educativas, sociais, econômicas, dentre as quais destacamos a promoção da igualdade de gênero, econômica e social. Considerando o papel da Universidade de “agente de transformação social e formação humanística” (Resolução CONSUN, n.2, 2021, art. 7, IX) buscaremos através deste projeto atingir os objetivos propostos pela Política Institucional de Valorização e Proteção das Mulheres da UFU, especialmente o de "proporcionar espaços de diálogo e reflexão a respeito da desigualdade entre os gêneros e da violência contra a mulher” (art. 7, VI). Por meio da interação dialógica entre estudantes, servidores técnicos e docentes, comunidade acadêmica do Umuarama, o objetivo deste projeto é possibilitar o diálogo e a troca de saberes a respeito da violência contra as mulheres, tendo em vista a mudança cultural e o enfrentamento da violência contra a mulher, assim como a valorização e a defesa da mulher. Serão realizados encontros quinzenais, com leitura e discussão de textos literários sobre autonomia e protagonismo das mulheres, igualdade e equidade entre gêneros, etc., e, em seguida, promovido um espaço de produção de Arpilleras que sintetizem afetos e pensamentos, angústias e reflexões, tendo em vista o enfrentamento e a superação da violência contra a mulher. Como resultado, espera-se o engajamento de estudantes, servidores técnicos e docentes, comunidade acadêmica do Umuarama na produção de Arpilleras que denunciem a violência contra a mulher e, ao mesmo tempo, promovam narrativas de igualdade, justiça e dignidade às mulheres.

 

Palavras-Chave: mulheres ; arte ; Psicologia

Período de Realização- Início 01/12/2022; Término 31/12/2023

 Carga Horária Total- 180 horas

 

Registro no SIEX:27136

Título: Categoria 4: Arte narrativa e o enfrentamento de adversidades no envelhecimento

Coordenadora: Profª. Drª. Denise Stefanoni Combinato

Email: denise.combinato@ufu.br

Área Temática Principal: Saúde

Modalidade: Projeto

 

Resumo: O envelhecimento é uma construção social, caracterizado não apenas por alterações físico-biológicas, mas dimensões psicossociais e históricas. Por isso, diferente de um processo natural e universal, trata-se de um processo heterogêneo, com múltiplos determinantes. Se envelhecer implica em mudanças (físicas, cognitivas, sociais e afetivas), muitas vezes encarado apenas como um conjunto de perdas, preocupa-nos como as pessoas idosas, vulneráveis socialmente, estão lidando com esse processo e enfrentando as múltiplas adversidades. Considerando o potencial da narrativa para a elaboração de conflitos e para a organização do caos psíquico, a proposta deste projeto de extensão, vinculado ao Programa de Extensão Integração UFU-Comunidade, é promover um espaço de troca de conhecimento, diálogo, reflexão a ressignificação de perdas relacionadas ao processo de envelhecimento, tendo em vista a construção de novos sentidos de vida. Serão realizadas 16 oficinas grupais quinzenais com 40 pessoas idosas (pessoas acima de 60 anos) vinculadas a uma Unidade Básica de Saúde da Família de Uberlândia, sendo 8 oficinas para 20 pessoas em um grupo e mais 8 oficinais para 20 pessoas em outro grupo, totalizando 180 horas (incluído o planejamento e a supervisão). A partir da articulação entre a Psicologia histórico-cultural e a Arte Narrativa, da interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade configurada pelo diálogo, espera-se promover o encontro entre estudantes universitários e pessoas idosas, tendo em vista a transformação dos sujeitos no que se refere

 

 

Palavras-Chave saúde ; pessoa idosa ; narrativa

Período de Realização -Início 01/12/2022 ;  Término 31/12/2023

Carga Horária Total 180 horas

 

Registro SIEX:  26971  

Título: Clínica psicanalítica com crianças e famílias 

Coordenadoras: 

Katherine Pohl  

  1. Mail katherine.pohl@ufu.br 

Profa. Dra. Lucianne Santanna de Menezes 

E-Mail: lucianne.menezes@ufu.br 

Ramal:8524 

Área Temática Principal: Saúde 

Modalidade: Projeto 

Resumo:  A proposta de extensão refere-se à atuação de uma aluna da Graduação do curso de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia, na avaliação e intervenção psicoterapêutica junto a crianças, suas famílias e escolas, que aguardam atendimento na fila de espera do Centro de Psicologia (CENPS/UFU). O presente projeto tem por objetivo oferecer sessões de acolhimento a tais crianças e sessões de psicoterapia a um caso que já é atendido pela respectiva aluna. As sessões de acolhimento avaliarão a demanda de atendimento, o que envolverá fazer sessões com os pais, a fim de buscar compreender a dinâmica familiar, bem como escutar os profissionais do ambiente escolar da criança, a fim de acessar como a mesma interage socialmente. As sessões de acolhimento, além de avaliar a demanda de atendimento, também buscarão realizar intervenções junto a essas famílias e escolas, buscando ampliar o olhar sobre a infância e os sintomas psicológicos. Essa proposta tem como justificativa promover uma visão ampliada sobre o desenvolvimento infantil não somente na graduanda, como também nas famílias e escolas, entendendo o desenvolvimento psíquico profundamente conectado com o desenvolvimento motor, da linguagem, aprendizagem, autonomia nos hábitos diários, rotina e dinâmica familiar, dentre outros. Após os atendimentos, serão realizados os devidos encaminhamentos dos casos. O projeto de intervenção será desenvolvido semanalmente e terá 4 horas de atendimento, 2 horas de supervisão individual, 2 horas para leitura, 2 horas de preparação de material para a sessão e preenchimento de prontuários. Ao final, a extensionista escreverá um relatório final em formato de artigo como uma produção integrativa entre as leituras e práticas envolvidas na ação de extensão.  

 

 Palavras-Chave: Psicanálise ; Psicoterapia ; Infância 

 

 

Registro SIEX: 27153  

Título: Terapia Cognitivo Comportamental de Terceira Onda em adultos 

Coordenador: Prof. Dr. Alexandre Viana Montagnero. 

Email- montagnero@ufu.br 

Ramal- 8511 

Área Temática Principal: Saúde  

Resumo:  A psicoterapia cognitiva comportamental (TCC) é considerada um procedimento psicoterapêutico que apresenta consistentes dados empíricos sobre sua eficácia e segurança. A TCC tem caminhado nos últimos anos para a chamada “terceira onda” que nos seus protocolos enfatizam a aliança terapêutica, a regulação emocional e a autoaceitação no tratamento dos transtornos psicológicos. O projeto de extensão tem como objetivo ofertar psicoterapia para adultos atendidos em um serviço público de saúde, na abordagem cognitivo-comportamental, em práticas da terceira onda. Serão atendidas pessoas cuja idade seja acima de 18 anos, que realizaram cadastro em clínica-escola da Universidade para receber psicoterapia. Os atendimentos serão conduzidos por extensionistas, que serão supervisionados por professor da instituição. Serão atividades do Projeto: atendimento psicoterapêutico (Acolhimento e Psicoterapia) a adultos na modalidade presencial; supervisões e discussões com o orientador; planejamento de atividades, leitura e elaboração de relatórios. No que diz respeito à atuação do discente UFU e impacto gerado na sua formação, temos que, o aluno, ao entrar em contato teórico e prático com as práticas de terceira onda, desenvolverá competências e experiências nas áreas mais modernas dentro da terapia cognitiva comportamental e que devem dominar a cena clínica na abordagem nas próximas décadas. Espera-se que haja impacto positivo da ação em termos da saúde mental de pessoas da comunidade que procuram serviços públicos de saúde. O projeto será desenvolvido semanalmente e terá 4 horas para leitura, 2 horas de atendimento individual (a combinar), 4 horas para preparação de dos atendimentos individuais (a combinar) e 4 horas de supervisão.  

 

 Palavras-Chave: Terapia Cognitivo Comportamental ; Terceira Onda ; Adulto